BNDES pode conceder até R$ 40 mil por micro e pequena empresa
21/01/2016

Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae Nacional, disse que terá reuniões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na próxima semana para discutir a criação de linhas de crédito específicas para micro e pequenas empresas, uma das medidas que deverão ser anunciadas pelo governo para estimular a economia.

De acordo com Afif, a ideia é possibilitar empréstimos de R$ 30 mil a R$ 40 mil por empresa e rever regras do cartão BNDES.

"O mercado está deixando de usar o cartão porque os bancos não estão gostando do spread", afirmou, após reunião no Ministério da Fazenda.

A intenção, segundo Afif, é anunciar as ações até fevereiro. Deverão ser criadas linhas com custo de TJLP mais juros, abaixo dos cobrado hoje pelo mercado.

Segundo dados do Sebrae Nacional, a falta de crédito é um dos principais obstáculos para o crescimento dos pequenos negócios no Brasil.

Afif Domingos está buscando uma solução em conjunto com o governo federal.

“Nas conversações que o Sebrae tem mantido com a Presidência da República e com o Ministério da Fazenda, estamos buscando uma linha de crédito com o juro que o BNDES cobra das grandes empresas, que vai permitir emprestar dinheiro entre 15% e 18% ao ano. Hoje, a microempresa está pagando ao banco cerca de 60% ao ano pro capital de giro. Portanto, é uma taxa muito mais favorável. A determinação do governo é fazê-la no mais curto espaço de tempo possível. Eu acredito que, depois do Carnaval, a gente já possa colocar o nosso bloco na rua”, anunciou.

Fonte: Estadão Conteúdo