IX CCP reuniu principais entidades contábeis do Brasil
11/09/2014

Na última quarta-feira (10), a IX Convenção dos Contabilistas de Pernambuco reuniu na solenidade de abertura, as principais lideranças contábeis do Brasil. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), Maria Clara Cavalcante Bugarim, participaram da cerimônia.

O evento, que aconteceu no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções, teve como lema “Convergência Contábil: Inovações, Oportunidade e Desafios” e aproximou contabilistas locais e de outros estados para discutir questões fundamentais para o setor contábil.

Em seu discurso, o presidente do CRCPE, contador Geraldo de Paula Batista Filho, explicou a história e a importância da realização do evento, bem da imprescindível parceria do Regional com o CFC, e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do evento.
Na cerimônia, José Martonio Alves Coelho destacou, entre outros assuntos, a importância da realização do evento para classe contábil Pernambucana.

Já a presidente da ABRACICON, Maria Clara Cavalcante Bugarim, ressaltou a importância da Academia apoiar a Convenção, que visa ao desenvolvimento profissional por meio de palestras e debates sobre temas relevantes para a classe.

O grupo experimental de dança, teatro e música “Balé Popular do Recife”, proporcionou um espetáculo clássico de ritmos pernambucanos e um coquetel dançante foi servido aos presentes.

No segundo dia de atividades mais trabalhos técnicos foram apresentados ainda pela manhã. A programação seguiu com as exposições dos painéis: A Convergência e a Mulher Contabilista e As Oportunidades de Abertura de Capital para as Micro e Pequenas Empresas.

Para o último dia de Convenção, foram reservados momentos mais que especiais, com a exposição dos painéis, A Convergência e os Desafios para o Profissional Contábil e A Convergência e o Setor Público, além de cinco acontecimentos paralelos com temas bastante distintos: evento dos Coordenadores das IES e dos Jovens Contabilistas, da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (Apecicon), da APJEP, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e do SESCAP-PE/Mulher Contabilista.

“A Convenção foi uma grande oportunidade para conhecer os profissionais atuantes no mercado brasileiro e para interagir com eles”, declarou a estudante do curso de Ciências Contábeis da UFPE, Ana Paula Ferreira.

Premiação de Trabalhos Técnicos

Para encerrar as atividades da IX CCP, o presidente Geraldo Batista, acompanhado do coordenador do Comitê Técnico Científico, Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho, anunciou os três trabalhos técnicos escolhidos pelo CTC para receber premiações nos valores: R$ 3 mil (3º lugar); R$ 5 mil (2º lugar); e R$ 7 mil (1º lugar).

“Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil: uma análise das percepções dos contadores da cidade de João Pessoa - PB”, de Vera Lúcia Cruz, Rayssa Silva de Morais, Jéssica Maria da Silva Meireles e Roberto de Lima Barbosa Júnior, ficou com o 1º lugar.

O 2º prêmio foi para Ana Rosa Gomes Cunha e Josenildo dos Santos, com o trabalho “Contabilidade Previdenciária: um estudo sobre o grau de conformidade das práticas contábeis dos regimes próprios de Previdência Social nos municípios pernambucanos”. Já o 3º trabalho escolhido “Os sistemas de controles internos utilizados no contas a receber das empresas de comércio de autopeças: o caso da empresa ELETROPEL Distribuidora de Autopeças Ltda premiou os alunos, Celma Duque Ferreira, Gilberto Crispim da Silva e Thalis Augusto Martins Barbosa.