Prestação de Contas Eleitorais foi tema de seminário em PE
22/07/2014

Por Michelly Nunes (CQpress Assessoria em Comunicação)

O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), em parceria com o TRE-PE e a OAB-PE realizou, no dia 22/07, em Recife, um seminário voltado à prestação de contas das campanhas eleitorais dos candidatos a governador, senador, deputados federais e estaduais nas eleições de 2014. “Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Limpas – Aspectos Jurídicos e Contábeis das Eleições de 2014”, foi o tema abordado.

O presidente do CRCPE, contador Geraldo Batista, falou sobre a Resolução nº 23.406/14 e as novas atribuições do contador, que por exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passa a assinar, juntamente com um advogado, a prestação de contas. “Com a nova regra, a assinatura do contador torna-se obrigatória para validar a prestação de contas eleitorais. Uma conquista da classe contábil, que agora terá mais uma função a desempenhar em benefício da sociedade”, explicou.

Na mesa de honra, estiveram presentes o vice-presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; o desembargador do TRE-PE, Frederico José Matos; o representante da OAB-PE, Bruno Albuquerque Baptista e o presidente do SESCAP-Pernambuco, Albérico Xavier.

Cerca de 400 pessoas, entre contabilistas, advogados e representantes de partidos políticos, acompanharam as palestras do analista jurídico Rodrigo Morais e do servidor Ronaldo Pontes, ambos do TRE-PE. O evento contou ainda com a cobertura da imprensa local.

As inscrições para o Seminário aconteceram por meio de adesão solidária de fraldas geriátricas, que serão destinadas ao Lar São Francisco de Assis, localizado no município pernambucano de Vitória de Santo Antão.