Home / Notícias
A Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS
Postado por Comunicação CRCPE
14/03/2019

É notório que a legislação tributária do País é muito complexa, em virtude da existência de inúmeras leis, decretos e instruções normativas. Isso dificulta o cumprimento das obrigações pelos contribuintes e eleva o custo operacional das empresas. Uma das formas para tentar diminuir o risco de autuações é a tutela judicial, que busca delimitar a interpretação das normas de forma a garantir mais segurança jurídica.

Mas nem sempre as decisões judiciais dão fim ao conflito entre contribuintes e fiscalização, face suas interpretações divergentes destas decisões. O Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) nº 574.706/PR, decidiu que o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) não deve compor a base de cálculo do PIS e da COFINS. 

A ministra do STF e relatora do RE, Cármem Lúcia, destacou que “o valor do ICMS tem como destinatário fiscal a Fazenda Pública, para a qual será transferido”. Assim, entendeu que esse valor não pode ser considerado faturamento da empresa, e por isso, deve ser excluído de tal base de cálculo. Na ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o voto da relatora, destacando que “o faturamento sempre foi entendido pela doutrina – de um lado -, e mesmo pela prática comercial, como receita oriunda da venda de mercadorias ou da prestação de serviços” (...). Por essa razão, “não se pode considerar como ingresso tributável uma verba que é recebida pelo contribuinte apenas com o propósito de pronto repasse a terceiro, ou seja, ao Estado.”

Todavia, após o pronunciamento da decisão, surgiu outra controvérsia: qual valor deve ser retirado da base de cálculo do PIS e da Cofins? O ICMS destacado na nota fiscal – tese defendida pelos contribuintes – ou aquele recolhido efetivamente ao erário – tese defendida pela fiscalização? A Receita Federal, antes do trânsito em julgado da decisão, interpretou a decisão do STF. O órgão, por meio da Solução de Consulta Interna nº 13/2018, da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), manifestou que “o montante a ser excluído da base do cálculo mensal da contribuição é o valor mensal do ICMS a recolher, conforme o entendimento majoritário firmado no julgamento do RE nº 574.706/PR, pelo STF”.

Vê-se que a Receita Federal, a partir de uma solução de consulta, tentou reduzir os efeitos da decisão do Supremo, pois, pela sistemática não cumulativa desses tributos, o valor a recolher é menor que o destacado na nota fiscal. Cabe ressaltar que a decisão do STF ainda não transitou em julgado, em virtude da interposição dos embargos de declaração pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que busca uma resposta da Suprema Corte sobre qual o valor correto a excluir. 

A solução de consulta da Receita Federal deu causa a novas ações judiciais, sendo que algumas decisões proferidas no Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRT-4) já acolhem o posicionamento dos contribuintes em excluir o ICMS destacado na nota fiscal da base de cálculo do PIS e da COFINS. Os contribuintes devem ficar atentos aos desdobramentos do julgamento do STF, que deve trazer uma resposta à controvérsia gerada, garantindo mais segurança jurídica para reduzir os tributos sem criar o passivo tributário. 

Fonte: Diário do Comércio 




Últimas notícias

27/03/2024 - Câmara aprova projeto que altera a Lei de Falências

27/03/2024 - COMUNICADO - Expediente do Feriado - Sexta-Feira Santa

27/03/2024 - Conselho aprova FGTS Futuro, que deve ampliar acesso de famílias ao crédito habitacional

27/03/2024 - Receita alerta: Contribuinte tem até o dia 1º de abril para aderir ao programa de Autorregularização Incentivada de Tributos

27/03/2024 - Senado vai analisar projeto que amplia limites de receita bruta para MEI



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS