Solenidade de lançamento da Pedra Fundamental aconteceu na quinta-feira (18)
22/07/2019

O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), realizou, na última quinta-feira (18/07), a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental. O evento simbolizou o início da construção da nova sede do Conselho, e reuniu representantes de entidades contábeis pernambucanas e nacionais no bairro do Prado, zona Oeste do Recife. Para o presidente do CRCPE, contador José Campos, a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental representa a realização de um sonho que veio de outras gestões. “Para mim, é um momento de grande felicidade poder estar realizando o início desta construção, que é uma obra tão necessária para a classe contábil pernambucana. Este é um sonho planejado por outros presidentes que são parte real desta história; esta sede não foi sonhada apenas por mim”, explicou Campos. A conclusão da obra está prevista para junho de 2020.

No palco, estiveram presentes durante a cerimônia, representantes de entidades contábeis. Foram eles: Aécio Prado Dantas, vice-presidente operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); José Martonio Alves Coelho, detentor da medalha João Lira; e Taciana Coutinho Bravo, presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). A presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, comentou a importância da solenidade. “Tenho muita alegria e orgulho em participar deste momento, que representa também o reconhecimento de um trabalho de uma liderança comprometida ao longo dos anos. Tenho certeza de que esta sede mostra a garra das lideranças deste Conselho, além do potencial da classe contábil pernambucana”, ressaltou.

O vice-presidente operacional do CFC, também comentou sobre a solenidade. “Nós temos convivido com este processo há alguns anos no Conselho Federal de Contabilidade e acompanhado a luta tanto do presidente Campos como dos presidentes que o antecederam. Esta sede representa uma luta pela classe contábil pernambucana, para dar a ela um espaço compatível com a pujança desta categoria”, lembrou Dantas. Para o contador José Martonio, “esta é a realização de um sonho. Eu sinto que tenho uma participação efetiva no início desta obra, pois presenciei isto desde o projeto. Espero que estejamos todos aqui em 2020 para inaugurar este espaço do CRCPE”. Taciana Bravo, presidente da Jucepe, ressaltou a importância da parceria com o Conselho: “O CRCPE é um grande parceiro da Jucepe e esta é uma parceria muito considerável. Sei que esta construção vai ser de grande impacto para os contadores daqui e para Pernambuco.”

A ocasião ainda contou com um momento de homenagem e agradecimento aos presidentes que já conduziram a entidade e que fizeram parte da construção do sonho de uma nova sede. Foram eles: Nelson Mitimasa Jizenji (2004/2005, 2006/2007), Osni Garcia de Lima (2008/2009) – que não pôde comparecer, Almir Dias de Souza (2010/2011), José Eraldo Lucio de Oliveira (2012/2013) e Geraldo de Paula Batista Filho (2014/2015). A vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPE, Dorgivânia Arraes, lembrou que a construção simboliza a valorização do profissional contábil. “Nós teremos aqui uma construção à altura da classe contábil pernambucana, um espaço onde todos terão voz e vez. Além da criação de um local onde serão realizados os trabalhos técnico-operacionais, também haverá um espaço onde teremos cursos e treinamentos”, comentou. “Durante a minha gestão, este projeto já era uma aposta. Hoje é um dia ímpar, pois esta Pedra Fundamental significa um marco para que daqui a um ano voltemos com uma sede totalmente renovada”, destacou Geraldo Batista.

A nova sede terá área total construída de 2.338,79 m², distribuídos em cinco pavimentos. O projeto foi totalmente concebido levando em consideração as normais de acessibilidade e conforto ambiental. A edificação apresenta um estacionamento para 50 vagas e auditório com capacidade para 120 lugares, plenária de 154,95 m² para 56 pessoas. A estrutura também contará com salas de aula, salas de reuniões, salas de trabalho e um setor específico de atendimento ao público, muito mais amplo e confortável para atender as demandas da classe contábil.