Palestra Magna reuniu profissionais da contabilidade
01/10/2019

Na noite da sexta-feira (27), aconteceu a Palestra Magna, uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), em celebração ao Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro. O encontro reuniu profissionais da contabilidade, estudantes e representantes de entidades contábeis e empresariais, para um momento de troca de conhecimentos, homenagens e confraternização da classe.

Participaram da mesa de abertura, José Eraldo, conselheiro do CFC e ex-presidente do CRCPE; Francisco Galvão, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE; Roberto Nascimento, vice-presidente de Controle Interno do CRCPE; Nelson Mitimasa, diretor de Administração e Finanças do Ibracon; e Clenilson Lima de Souza, presidente da APJEP

O presidente do CRCPE, José Campos, esteve representado na ocasião por Roberto Nascimento, vice-presidente de Controle Interno. Para Nascimento, a realização do evento é um momento de congratulação dos profissionais. “A Palestra Magna é o momento em que nos juntamos para comemorar o nosso dia. Esta é uma profissão que nos orgulha e nos dá coragem, para que, a cada dia, possamos orientar nossos clientes, conduzir os empresários e trabalhar em prol da sociedade”, afirmou. “Hoje também fazemos a entrega da Medalha São Mateus, que é uma excelente oportunidade para conhecermos os estudantes de Ciências Contábeis que se destacaram nas suas instituições de ensinou”, complementou.

Para o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE, Francisco Galvão, a Palestra Magna exerce três papéis importantes: “Hoje é, primeiramente, um dia em que homenageamos os alunos excelência com a Medalha São Mateus; algo muito importante para o aluno e sua instituição. Segundo, temos a comemoração ao Dia do Contador, que é muito representativa; e, além disso, apresentamos ótimas palestras, caracterizando a importância do conhecimento para a contabilidade.”

O vice-presidente, Roberto Nascimento, entrega o certificado de participação ao palestrante, Dr. Afonso Farias.

Para enriquecer a programação, foram realizadas as palestras “Disrupção e Resiliência: sobrevivendo no século 21” – Dr. Afonso Farias; e “A transformação cultural e o futuro da Contabilidade” – Helbert Macedo. “Hoje, nós vivemos em uma era digital e nem todas as pessoas, por uma questão financeira, conseguem se adaptar rapidamente aos novos tempos; pois isso exige investimento. Mesmo que os aparelhos como computadores e smartphones custem caro, não podemos perder a produtividade no mundo. Por isso, eu trouxe ideias de como as pessoas podem sobreviver a esses percalços no século 21”, explicou Farias.

Francisco Galvão, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, entrega o certificado ao palestrante, Helbert Macedo

O segundo palestrante da noite falou sobre a satisfação em abordar a temática da transformação na sociedade e na contabilidade. “Boa parte das empresas contábeis que eu convivo e que vêm dando certo, têm a tecnologia como meio do processo. Existe um meio de início do uso das informações para a transformação e acredito que, começar a falar sobre este assunto para o público, é uma forma de equipararmos o mercado”, afirmou Helbert Macedo.

Durante a entrega da Medalha São Mateus, 13 alunos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (IES), foram homenageados, e receberam a consagração junto aos coordenadores dos cursos. “Ser reconhecida com esta medalha é muito gratificante. Esse momento nos motiva a querermos mais como profissionais, a buscarmos especializações para sermos contadores ainda melhores”, afirmou Camila Santana, aluna agraciada da Faculdade Metropolitana. O graduando Antonio Alves também comentou sobre a homenagem: “Poder levar esta homenagem para a minha instituição é muito recompensador. A Medalha São Mateus me dá a certeza de que estou no caminho certo, pois a contabilidade já está na minha vida há um bom tempo; desde meu pai, que é técnico da área”, comentou o aluno da FAJOLCA.

13 alunos de Ciências Contábeis foram homenageados com a Medalha de Mérito Acadêmico.

Acesse o botão abaixo e confira mais fotos do evento: