CRCPE e Sebrae-PE alinham parcerias com foco nos empresários contábeis e contabilistas
04/02/2020

A presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, recebeu na tarde da segunda-feira (03/02), na sede do Conselho, em Recife, a gestora do projeto “Contabilidade em Evolução”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), Romárcia Lima.

Entre os pontos alinhados no encontro, ficaram definidas parcerias e capacitações que serão realizadas pelas instituições, com foco nos empresários contábeis e contabilistas, oportunizando acesso a novos mercados, incluindo o projeto “CRC no Centro”, que deve articular com mais parcerias, inclusive as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) da região metropolitana e interior do estado, onde os escritórios de contabilidade da região central da capital pernambucana, possam ser qualificados, fazendo com que eles tenham acesso as capacitações técnicas e orientações em geral.

De acordo com Romárcia, o projeto deve ser expandido para as cidades de Abreu e Lima, Camaragibe, Olinda e paulista, além de outras cidades pernambucanas, onde será feito um mapeamento dos escritórios em conjunto com o CRCPE, com a finalidade de ofertar oficinas, com 5 eixos: clientes, planejamento, inovação, pessoas e finanças. O objetivo seria trazer resultados diferenciados, como aumento de faturamento, aumentando o grau de inovação dessas empresas, primando por uma reinvenção dos escritórios, para que não fiquem de fora de toda inovação tecnológica da área contábil, acrescentou.

Ainda de acordo com a gestora do projeto, o Sebrae reconhece a importância do CRCPE junto aos profissionais da contabilidade, e acredita que, juntas, as entidades se fortalecem, inclusive aproximando os clientes dos contadores. As empresas bem geridas, apoiam o seu contador no mapeamento de informações e geração de resultados, e este é o papel do Sebrae, preparar a micro e pequena empresa, para que elas tenham acesso a informações coesas e estratégicas para atuar junto aos seus clientes, concluiu.

Projeto Contabilidade em Evolução

Visa trabalhar o profissional contábil e os donos de escritórios contábeis, na linha de que, a contabilidade mudou, saindo do tradicional e hoje trabalha muito mais como um parceiro do cliente, onde ele lida com as informações mais precisas, de maneira com que o seu cliente possa tomar uma decisão estratégicas de mudanças de formato de arrecadação de tributos ou uma forma de atuação de mercados diferenciada, o contador atual não pode estar simplesmente mostrando os impostos a serem pagos. Usando a inovação, a inteligência artificial, os sistemas de controles mais próximos ao cliente, e é este o nicho que o Sebrae-PE pretende atuar, junto com projeto de inovação, inclusive trabalhando o grau de mudanças através de um diagnóstico medindo o crescimento da empresa participante.

A apresentação do projeto aos empresários contábeis já tem data marcada, e deve acontecer na próxima terça-feira (11/02), no auditório do Sebrae-PE, no bairro da Ilha do Retiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site loja.pe.sebrae.com.br.

Esq. para a dir.: Dorgivânia Arraes e Romárcia Lima.