Home / Notícias
Profissionais de todo o país celebraram prêmio O Caduceu e posse de nova diretoria do CRCPE
Postado por Comunicação CRCPE
20/03/2020

Na sexta-feira (13/03), diversos profissionais puderam celebrar a premiação O Caduceu, também conhecida como “O Oscar da contabilidade pernambucana”, no Arcádia Paço Alfândega, no bairro do Recife. Na ocasião também foi realizada a cerimônia de posse de Dorgivânia Arraes, primeira presidente mulher a liderar o conselho em 74 anos de existência, posse do conselho diretor eleito para gestão 2020-2021 e posse dos conselheiros eleitos para o mandato 2020/2023.

“Hoje eu tenho um sentimento de gratidão enorme por estar aqui representando as mulheres contabilistas e todas as mulheres brasileiras. Uma das prioridades desta gestão será a Educação Continuada, voltada para a transformação digital dos profissionais contábeis”, comentou a presidente. Dorgivânia também ressaltou a importância em realizar mais uma edição do prêmio O Caduceu: “Esta premiação é essencial, pois homenageia profissionais, entidades, instituições de ensino e personalidades. Além disso, hoje reafirmamos nosso compromisso como conselho, através de três pilares: registro, fiscalização e Educação Continuada”, explicou.

Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, o evento representou um momento de encontro e confraternização da classe contábil pernambucana. “Aqui em Pernambuco nós temos uma classe bastante forte e unida; este é um conselho muito atuante e isso se reflete nesta noite que homenageia tantos colegas. Os Regionais são os ‘braços’ do sistema CFC, eles representam a base de uma conversa direta com a classe contábil”, afirmou Zulmir. José Campos, que presidiu a gestão anterior do Conselho, também esteve presente no evento. “A missão de representar uma entidade com mais de 15 mil profissionais não poderia ter sido desempenhada sem o apoio e o comprometimento de cada um dos conselheiros e funcionários que formaram o CRCPE durante a gestão 2016-2019”, comentou, em agradecimento aos presentes.

Conselheiros CRCPE.

Neste ano foram homenageados na categoria Profissional: Custódio Francisco de Sá, José Eraldo Lucio de Oliveira, Maria Gleide Gomes Buonafina, Roberto Paes de Lima (In Memoriam); Instituição de Ensino Superior: FAJOLCA; Entidade de Classe: Contar – Associação dos Contabilistas de Arcoverde; Personalidades/entidades: Douglas Miranda Marques e Grupo Ser Educacional. “Eu me senti muito feliz com esta homenagem. Percebo que tudo que eu fiz e trabalhei foi reconhecido e que a contabilidade permanece super importante para os órgãos públicos e para o mercado”, comentou Maria Gleide. Outro homenageado, Custódio de Sá, também destacou o papel da premiação: “É muito importante este reconhecimento a uma caminhada de mais de quarenta anos de profissão. Neste encontro também vejo colegas da área, é maravilhoso”.

O Caduceu foi concedido à oito homenageados.

“O Caduceu é concedido a entidades e a profissionais contábeis que tenham uma ‘folha’ de serviços prestados à sociedade, um reconhecimento que me deixou muito feliz. Esta também é uma celebração grande que dá posse à diretoria eleita para o biênio 2020/2021”, comentou José Eraldo. Edson Barros, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FAJOLCA, agradeceu a premiação: “Receber O Caduceu foi uma grata surpresa para todos nós da instituição. É um reconhecimento de todo trabalho que estamos desenvolvendo na FAJOLCA e na região do Ipojuca”.

“Estou muito sensibilizado por receber este prêmio em uma noite tão importante como esta, em que uma mulher assume pela primeira vez este Conselho Regional. Esta instituição orgulha Pernambuco”, afirmou o agraciado Douglas Miranda. A viúva do contador Roberto Paes comentou a escolha na premiação: “O meu marido foi um representante muito grande da classe contábil. Eu só tenho que agradecer a todos por esta homenagem”.

Ivone Sandra, presidente da ASCONTAR, enfatizou em seu discurso a importância da cidade de Arcoverde: “Nossa associação celebra, com o recebimento deste prêmio, a consolidação de uma história. São 23 anos em Arcoverde e região”. Também discursou o reitor Yuri Neiman, representando o Grupo Ser Educacional: “O Caduceu prestigia personalidades importantes da sociedade pernambucana que contribuíram e contribuem para a formação do nosso país e do nosso estado. Em Pernambuco, o Grupo Ser possui a UNINASSAU e a UNINABUCO, que mantém turmas lotadas de Ciências Contábeis”.

Adeildo Osório, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), prestigiou o evento. “Esta premiação é muito importante para nós contabilistas, um momento para homenagens. Sem a contabilidade não existiria o livre comércio; ela representa o motor dinâmico da economia e do controle social”, explicou. Na ocasião também esteve presente a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. “O Conselho tem muita tradição quanto à eficiência e ao cuidado com o recurso público. A conduta ética e a competência fazem a diferença, principalmente para a gestão pública. Fico muito feliz por termos uma mulher, a primeira da história do CRC, e que veio do Sertão do Araripe”, comentou.

Dirgivânia Arraes, presidente do CRCPE no biênio 2020/2021 discursa em solenidade de posse.

Confira os depoimentos dos vice-presidentes empossados:

“Esta cerimônia de posse apresenta a nova diretoria à classe contábil. Também é a ocasião em que apresentamos profissionais que têm serviços relevantes junto à classe e à sociedade.” – Josemi Sidney

“O Conselho tem como principal papel estar junto da sociedade, representá-la e garantir a integridade do profissional da contabilidade. Um evento assim é um gesto de estreitamento de laços entre o profissional e a sociedade.” – Deborah Barros

“O Caduceu é como um Nobel para nossa classe contábil. É uma homenagem bastante importante, pois são pessoas que guardamos com carinho e instituições que trabalham com o objetivo de fortalecer a ciência da contabilidade.” – Arnaldo Duarte

“Este é o evento em que nós reconhecemos algumas personalidades das ciências contábeis em nosso estado. Esta também é a ocasião em que temos o reconhecimento da categoria que nos elegeu.” – Eduardo Amorim

“O Caduceu é um evento em que prestigiamos profissionais que se destacaram e fizeram história na contabilidade. Aqui também podemos apresentar uma prestação de contas à sociedade pernambucana.” – Roberto Nascimento

Sobre O Caduceu

Instituído no ano de 2004, na gestão do então presidente, Nelson Mitimasa Jizenji, a solenidade intitulada “O Cadeceu”, tem como principal objetivo valorizar a classe contábil e projetar a ciência contábil, homenageando profissionais, entidades contábeis e instituições de ensino superior que tenham prestado relevantes serviços e contribuído para a valorização profissional na contabilidade pernambucana.

Realizada a cada dois anos, a premiação recebe o nome do símbolo adotado há longa data para simbolizar a ciência contábil, Caduceu. Na mitologia grega está ligado ao deus Hermes, que era o mensageiro de todos os deuses por ter agilidade e o dom da adivinhação.

Ao longo dos últimos 15 anos, O Caduceu já homenageou grandes nomes da contabilidade em nosso estado, profissionais de reputação ilibada, que prestaram expressiva atuação no cenário contábil pernambucano, entre eles, José Francisco Ribeiro Filho, Severino Ramos da Silva, Ivo de Lima Barboza, Verônica Souto Maior, entre outros. Profissionais éticos, competentes, que no desempenhar das suas funções, como profissionais da contabilidade, conduziram os seus ofícios com responsabilidade e zelo pela profissão que atualmente representa quase 16 mil profissionais em Pernambuco.

A entrega desta honraria mostra a representatividade que as ações do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco vêm alcançando na sociedade. Destaque que não seria possível sem a dedicação e competência de profissionais e entidades modelos.

Zulmir Breda, presidente do CFC e Dorgivânia Arraes, presidente CRCPE.

 




Últimas notícias

08/04/2020 - Prorrogados Incentivos Fiscais do ICMS

08/04/2020 - Governo prepara MP que permite que empresas devedoras renegociem débito

08/04/2020 - FGTS: governo publica medida provisória para saques até o limite de R$ 1.045

08/04/2020 - IRPF e DASN-SIMEI: O que o MEI deve declarar?

08/04/2020 - BNDES oferece linha de financiamento para folhas de pagamento



ENDEREÇOS
Sede:
Rua do Sossego, 693, Santo Amaro
CEP: 50100-150, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS