Em momentos de crise profissionais contábeis devem estar atentos às Normas Brasileiras de Contabilidade
26/03/2020

Neste momento de crise que estamos vivenciando diante da pandemia do Covid-19, é importante que o profissional da contabilidade esteja ainda mais atento às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), principalmente em relação à NBC PG 01, que tem por objetivo fixar a conduta dos profissionais da contabilidade, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.

A norma estabelece que o espírito de solidariedade, mesmo na condição de empregado, não induz nem justifica a participação, ou a conivência com erro ou com atos infringentes de normas técnicas, éticas ou legais que regem o exercício da profissão.

Além de estabelecer a conduta dos profissionais com relação aos colegas, que deve ser pautada nos princípios de consideração, respeito, apreço, solidariedade e harmonia da classe.

Ressaltamos ainda, que a publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização, devendo ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.

A transgressão dessas Normas constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de penalidades.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR (CEPC)