Contadores ajudam o país em meio à pandemia de coronavírus
22/04/2020

Em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado dia 25 de abril, o Conselho Federal de Contabilidade preparou uma série de matérias especiais sobre a importância desses profissionais para o desenvolvimento sustentável do nosso País, principalmente nesse momento delicado que vive o mundo, no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Confira!

A pandemia da Covid-19 impactou todo planeta. Países de todos os continentes buscam uma forma de proteger suas populações do contágio, correm contra o tempo para ampliar a capacidade de atendimento hospitalar e buscam, na ciência, alguma resposta de cura.

As incertezas na economia e as formas de salvá-la também figuram entre as protagonistas das urgências mundiais. No Brasil, o governo lançou uma série de medidas para tentar reduzir os impactos negativos da crise, com a prorrogação de prazos tributários e iniciativas voltadas para manter as empresas em funcionamento e os empregos preservados.

Nesse cenário, o profissional da contabilidade tem desempenhado um painel fundamental para que todas essas ações de fato sejam efetivas, ou seja, sendo empregadas de forma legal e concreta.

“O profissional da contabilidade é essencial para a tomada de decisões das empresas em qualquer momento econômico do país. Neste período de crise, estamos assessorando empresários nas decisões mais urgentes que precisam ser adotadas para manter a empresa em funcionamento, do ponto de vista econômico e financeiro”, explica o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda.

Adaptados ao dinamismo dos mercados e às constantes mudanças, em pouco tempo, os contadores precisaram se atualizar sobre as medidas publicadas pelo governo, interpretá-las e garantir o assessoramento mais adequado para cada tipo de empresa, seja no campo tributário, previdenciário, trabalhista, financeiro e societário.

Zulmir Breda fala sobre a principal preocupação dos contadores em relação às empresas. “Precisamos assegurar um fluxo de caixa que permita às empresas e demais entidades a honrar seus compromissos essenciais, como pagamento de salários, fornecedores e impostos”, destaca.

Mesmo totalmente inseridos no contexto da crise econômica, os profissionais da contabilidade estão fazendo análises não apenas sobre o momento atual, como a médio e longo prazo e já traçam estratégias. “Já estamos preparando as empresas para o período pós-crise, um futuro ainda incerto, mas, para o qual, precisam estar prontas. Estamos focados em cuidar da saúde financeira e da sustentabilidade dos negócios”, pontua Zulmir Breda.

Mais adaptações

As medidas fundamentais adotadas para conter o avanço da Covid-19, como a limitação na circulação das pessoas e no contato social, dificultou a execução das atividades contábeis de forma plena.

Habituados ao atendimento presencial para o assessoramento, o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações, os contadores também precisaram se adaptar as novas rotinas ditadas pelo distanciamento social. Todas essas mudanças ocorrem, ao mesmo tempo que os profissionais precisam cumprir os prazos de diferentes obrigações tributárias acessórias, algo rotineiro nessa área.

“Precisamos nos adaptar para garantir a segurança de todos. Procuramos manter a mesma proximidade de nossos clientes, mesmo com a distância, ajudando, inclusive aqueles que tiveram dificuldades em manter suas atividades pelo meio eletrônico. Contadores e técnicos de contabilidade precisaram driblar as dificuldades que alguns clientes têm de enviar informações até mesmo por email, ou mesmo de acessar sites de determinadas instituições ou empresas. Contudo, mantivemos o foco, pois sabemos que nosso trabalho é essencial para a economia do país”, fala o presidente.

“Cumprindo as recomendações das autoridades de saúde, estamos trabalhando dentro das possibilidades para que as empresas consigam sobreviver a essa turbulência, mantendo ao máximo possível o quantitativo de funcionários, reduzindo assim o impacto social causado pelo desemprego”, completa.

Fonte: CFC