Home / Notícias
Senado aprova medidas de socorro aos estados e municípios
Postado por Comunicação CRCPE
05/05/2020

O Senado Federal aprovou no último sábado o Projeto de Lei Complementar nº 39, de 2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2020, e dá outras disposições. O objetivo principal do projeto foi viabilizar um socorro financeiro da União aos estados, Distrito Federal e municípios, em decorrência da perda de arrecadação causada pela pandemia.

O projeto aprovado também afasta, neste exercício de 2020, as penalidades impostas pelo não cumprimento das condições e vedações previstas no Art. 14, no inciso II do caput do Art. 16 e no Art. 17 da LRF, bem como dos demais limites e das condições para a realização e o recebimento de transferências voluntárias.

A consequência do descumprimento das obrigações referidas é a impossibilidade de recebimento de transferências voluntárias, inclusive os gastos com saúde, imprescindíveis no momento.  Como parte dessas medidas, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão do Ministério da Economia, havia emitido a Nota Conjunta SEI nº 2/2020 (clique AQUI para acessar a integra do documento). Na referida Nota, o Tesouro esclareceu que muitas obrigações são estabelecidas em leis complementares e, nesse caso, “não havia outro modo de conceder qualquer tipo de exceção a essas obrigações, mesmo em caráter emergencial em decorrência de calamidade pública reconhecida, que não seja por intermédio de uma proposta de lei complementar, sob pena de ser reconhecida a inconstitucionalidade formal do ato”.

Nesse contexto, o CFC manifestou aos parlamentares o seu apoio à aprovação do referido projeto, no Senado Federal; também parabeniza a STN/ME pela atuação perante os profissionais da contabilidade do setor público, propugnando pela aprovação das medidas ora aprovadas no Senado Federal, bem como emitindo orientações úteis e tempestivas; e ratifica também a profícua parceria que sempre foi conduzida entre o CFC e a STN em benefício de todos os profissionais, por intermédio de iniciativas conjuntas de capacitação e de emissão de normas.

O projeto de lei em questão segue agora à Câmara dos Deputados para aprovação e seguirá, após, para sanção do Presidente da República, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Fonte: CFC




Últimas notícias

26/05/2020 - CFC envia oficio à Secretaria do Trabalho e solicita reprocessamentos de arquivos do Empregador Web

26/05/2020 - Receita Federal já recebeu mais de 15,3 milhões de declarações do IRPF 2020

26/05/2020 - Com prorrogação de impostos, arrecadação federal cai 28,9% em abril

25/05/2020 - Atualização do Empregador Web é liberada

25/05/2020 - CFC, Dataprev, Secretaria do Trabalho e representantes de empresas de softwares discutem novas atualizações no Empregado



ENDEREÇOS
Sede:
Rua do Sossego, 693, Santo Amaro
CEP: 50100-150, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS