Home / Notícias
Curso de Contábeis da UNICAP promove 2º Ciclo de Palestras em novembro
Postado por Comunicação CRCPE
28/10/2009

O professor do Departamento de Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) José Carlos Marion e o professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Adilson Celestino de Lima irão ministrar, respectivamente, nos dias 3 e 4 de novembro, no auditório G2, 19h, palestras promovidas pelo curso de Ciências Contábeis da Católica. O momento integrará a segunda fase do ciclo de palestras do curso do ano de 2009. 

As inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.unicap.br/CicloContabilidade/, mediante o pagamento de R$ 62,00. Os participantes receberão um certificado de oito horas de atividade complementar, além dos livros Análise das demonstrações contábeis, de José Carlos Marion, e Finanças Corporativas e Mercados, de co-autoria de Adilson Celestino de Lima. Outras informações pelo telefone (81) 2119 4173/4087.

Com o tema A Lei das Sociedades Anônimas (Sas), o professor Marion iniciará o 2° Ciclo de Palestras Contábeis. Após sete anos de tramitação no Congresso Nacional, foi aprovada, no dia 28 de dezembro de 2007, a Lei número 11.638, a qual introduziu importantes modificações na Lei 6.404, do ano de 1976: a Lei das Sociedades Anônimas. 

Segundo Marion, a nova Lei, que trata de assuntos de natureza contábil, visa permitir a convergência das normas contábeis adotadas no Brasil às normas internacionais. Em outras palavras, esta linguagem global vai servir de base às negociações entre nações incrementando o comércio entre países de diferentes nacionalidades. “Estávamos distantes de uma realidade globalizada. Com a nova lei, a realidade é sinônimo de grandes negócios, de abertura de capitais, de maior transparência e, ainda, de facilitação da compreensão do negócio por parte dos investidores”, afirmou o professor. 

Por sua vez, Adilson, no segundo dia de palestras, abordará a temática das Finanças Corporativas. Sabe-se que toda empresa tem implicações financeiras, embora a área funcional delas seja divergente. Portanto, segundo o professor, a abordagem será relacionada à questão de investimentos, levando em consideração a melhor forma de recursos serem captados a  longo prazo.
 
Currículos

- José  Carlos Marion é professor titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e professor associado do Mestrado em Contabilidade na PUC-SP. É coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade IMES. É autor e co-autor de 29 livros na área contábil-financeira nas editoras Atlas, Saraiva, IOB/Thonson e Alínea. Fez mestrado e doutorado em Contabilidade na FEA/USP e pós-doutorado na Kansas University, Kansas, EUA. Desenvolve linha de pesquisa em agribusiness e na área de metodologia de ensino em negócios (Contabilidade e Administração). É visitingprofessor da Florida Christian University, Orlando, EUA. Tem ministrado palestra sobre Contabilidade em Instituições de Ensino Superior em praticamente todos os estados brasileiros. 

- Adilson Celestino de Lima possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, com linha de pesquisa em Finanças (2008). Mestrado em Administração com linha de concentração em Finanças das Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1999), especialização em Administração Financeira (1992) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (1989). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade Católica de Pernambuco. Possui mais de 25 anos de experiência das áreas de Controladoria e Finanças. Áreas de pesquisa incluem as linhas de Valuation, Finanças Corporativas e Mercado de Capitais.




Últimas notícias

17/04/2024 - Participe das atividades da Semana do Profissional da Contabilidade CRCPE

17/04/2024 - Proposta isenta do imposto de renda a aposentadoria ou pensão de pessoa com autismo

17/04/2024 - Projeto adapta Estatuto da Microempresa à reforma tributária aprovada pelo Congresso

17/04/2024 - PGFN prepara mais quatro editais de transação tributária para lançar até julho

17/04/2024 - Receita Federal simplifica Declaração sobre Operações Imobiliárias com lançamento do sistema DOIWeb



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS