CRCPE revela saldo do Setor de Comunicação neste semestre
05/06/2008

Departamento destaca as principais ações realizadas na nova gestão

Durante o primeiro semestre de mandato da nova gestão do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco (CRC-PE), a Coordenadoria de Comunicação integrada à Assessoria de Imprensa vem realizando um trabalho de projeção do CRC-PE na sociedade pernambucana.

Algumas ações podem ser destacadas até o momento. A primeira foi a promoção, no dia 28 de março, de um debate inédito na trajetória da contabilidade pernambucana: entrevista, na Rádio Jornal, com o comunicador líder em audiência, Geraldo Freire, sobre temas do setor contábil. Na mesma semana, foi publicada matéria sobre a Nota Fiscal Eletrônica, na edição de abril da Revista Algomais, contendo declarações do presidente Osni Garcia sobre o assunto. A revista circula para os mais importantes empresários do Estado e tem uma tiragem de 15.000 exemplares.

Como meta da nova gestão, as atividades no Interior do Estado, também, fazem parte do novo plano de comunicação do Conselho. Assim, no dia 04 de abril, conselheiros participaram de duas entrevistas em Caruaru. A primeira, com duração de dez minutos, sobre a Nota Fiscal Eletrônica foi na Rádio Jornal. Em seguida, houve um debate sobre Imposto de Renda, NF-e e Reforma Tributária com duração de uma hora na Rádio Liberdade que é líder em audiência e abrange mais de 50 cidades do Interior. Nesta última rádio, foi também divulgada a Semana do Contabilista deste ano. Ainda em Caruaru, o Jornal Extra publicou, no dia seguinte (05/04), uma matéria sobre a NF-e com a opinião do presidente Osni Garcia sobre o assunto.

Além da mídia espontânea, o Conselho tem, desde março, uma coluna mensal no Jornal do Commercio e no Jornal Extra, constituindo mais uma ação em prol do reconhecimento da categoria e respeito à profissão. Os textos direcionados ao setor empresarial e à classe contábil, além de reforçar o compromisso do Conselho com o segmento que representa, cativam os leitores a associarem a marca CRC-PE aos trabalhos desenvolvidos em benefício dos contabilistas do Estado.

Para este mês de junho, já há mais uma ação agendada. Está prevista a participação de Osni Garcia no Conversa na Madrugada da TV Jornal, comandado pelo jornalista Aldo Vilela,  e que apresenta personalidades e anônimos num bate-papo sobre assuntos da pauta dos pernambucanos. Será, então, mais uma oportunidade para o representante do Conselho falar da importância e representatividade do órgão para a sociedade, assim como dos trabalhos realizados pela nova gestão.

As atividades envolvendo marketing interno e comunicação publicitária também passaram a ser desenvolvidas para dar maior impulso à interação entre os profissionais do segmento e mantê-los informados sobre as ações do Conselho que os representa. Assim, foram desenvolvidos três novos canais de interação entre os profissionais e o CRC-PE a fim de informá-los as novidades do setor com maior agilidade.

São eles: o e-mail marketing Giro Contábil, com notícias extraídas de veículos de comunicação, visando a democratização da informação; o Educação Continuada em Foco sobre os cursos e eventos realizados e/ou apoiados pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional do Conselho; e o CRC em Dia que traz comunicados sobre ações desenvolvidas pelo CRC-PE. Três novas ferramentas pensadas para promover a democratização da informação e a integração do profissional com as atividades desenvolvidas pelo Conselho. Para receber as informações, o contabilista deve ter seu e-mail atualizado no banco de dados do CRC-PE. Para atualizar seu cadastro, envie um e-mail para informatica@crcpe.org.br.

Dentro da proposta de trabalhar para consolidar a função do CRC-PE na sociedade e sua representatividade junto à categoria, estas foram algumas das realizações da Coordenadoria de Comunicação neste primeiro semestre de 2008. Outras atividades já estão previstas e darão continuidade ao trabalho de integração entre o Conselho, os contadores e seus demais públicos.