Site do CFC adota sistema de acessibilidade
28/06/2016

Mais uma etapa do projeto de modernização da tecnologia da informação no âmbito do Sistema CFC/CRCs foi concluída com a adoção de um sistema de acessibilidade no Portal do CFC, que promoverá a eliminação de barreiras e facilitará o acesso às informações do Conselho Federal de Contabilidade. A partir desta semana, os internautas portadores de deficiência visual  e auditiva poderão contar com uma nova tecnologia assistiva, preparada para funcionar nos principais navegadores.

Criado pelo Instituto CTS, a  solução Rybená WEB oferece às pessoas com necessidades especiais a possibilidade do entendimento dos textos das páginas da web de forma não tutelada. Usando tecnologia de ponta, 100% nacional, a solução é capaz de traduzir textos do português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de converter textos escritos na língua portuguesa para voz falada no Brasil.

Entre as funções do sistema, o usuário poderá selecionar apenas uma palavra, uma frase ou todo o texto para leitura ou tradução simultânea. De acordo com o Departamento de Informática do CFC, os textos podem ser lidos e traduzidos  nos formatos html, pdf e doc.

Fonte: Portal CFC