20º Congresso debaterá papel da contabilidade no controle social
23/08/2016

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza, de 11 a 14 de setembro, em Fortaleza, o 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). O evento é o maior da classe contábil, ocorre a cada quatro anos e tem como tema desta edição Contabilidade: Transparência e Controle Social. Serão quatro dias de congresso, com 190 atividades técnicas e científicas e palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente.

Desde 2013 a sociedade brasileira tem demandado, de maneira enfática, um novo padrão de relacionamento entre os entes públicos e privados. “As pessoas têm pleiteado mais transparência nos gastos públicos e nas relações entre o governo e as empresas. A contabilidade é, por excelência, a ciência capaz de prover a população com essas informações, de maneira qualificada e compreensível”, afirma o presidente do CFC e do 20.º CBC, José Martonio Alves Coelho.

O tema do congresso permeará todos os painéis, mas será aprofundado pelo presidente do Conselho Nacional de Controle Interno e auditor-geral do Estado do Pará, Roberto Paulo Amoras, e pelo ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União e professor de direito processual na Escola Superior do Ministério Público do DF, Jorge Hage, no painel Controle e Transparência no Combate à Corrupção. A mediação será feita pela vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Viana. “Vamos destacar o papel da contabilidade como instrumento de controle social”, afirma Lucilene.

Desde sua primeira edição, o CBC traz para discussão temas que estão em destaque na sociedade e interferem no dia a dia do profissional. Esta edição não será diferente. O aumento da inflação trouxe de volta uma preocupação para as empresas e para a contabilidade. “Não estamos considerando o impacto da inflação nos negócios, e isso é importante. Desde o advento do Plano Real a contabilidade não é mais obrigada a incluir esses dados nas demonstrações contábeis, mas não estamos lidando com padrões europeus de inflação. Eles interferem nos resultados das empresas”, afirma o professor de mestrado em ciências contábeis e atuariais da PUC-SP e palestrante do 20.º CBC, Sérgio de Iudícibus. Ele e o professor Ph.D. da Universidade do Rio de Janeiro Natan Suzter participarão do painel Inflação: Reflexos na Contabilidade.

Outro tema que será abordado é a governança corporativa. Em 2002 o mundo assistiu à falência de uma das maiores companhias americanas de petróleo, a Enron. O caso é emblemático para a governança corporativa, e o ex-Chief Financial Officer (CFO) da companhia Andrew Fastow discorrerá sobre a importância de um eficiente sistema de organização, monitoramento e incentivo nas companhias.

Eleições 2016

Desde 2002 os candidatos devem fazer prestações de contas de campanha. Para as eleições deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) introduziu uma série de mudanças, como a proibição de doações de empresas, e determinou que os concorrentes tenham assessoria contábil desde o início da disputa. “A medida é o reconhecimento de que a contabilidade tem papel fundamental para a consolidação da democracia. Ao determinar que as campanhas contem, desde o início, com o acompanhamento de um profissional contábil, o TSE está reconhecendo que esse trabalho auxilia os candidatos na arrecadação correta de recursos e no eficiente registro de atos e fatos contábeis”, afirma o vice-presidente de Política Institucional do CFC e coordenador da comissão de prestação de contas eleitorais da entidade, Joaquim Bezerra.

Desde junho o CFC está realizando, em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e o TSE, seminários de capacitação para os profissionais que atuarão na área. Durante o 20.º CBC será realizado o II Fórum Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, com a participação do ministro do TSE Henrique Neves e do chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, Eron Pessoa. A coordenação da mesa será do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Dantas.

Educação financeira

A crise financeira e o aumento do desemprego levaram a um aumento no endividamento. Cada vez mais brasileiros têm dificuldades em manter as contas em dia. O CFC desenvolve o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), e uma das ações do programa é a educação financeira, em que profissionais da contabilidade realizam palestras sobre como se organizar financeiramente.

Durante o congresso, entre os dias 12 e 14 de setembro, os interessados poderão receber orientações de profissionais do programa. “Faremos um plantão para atender quem quer criar um planejamento familiar. Os profissionais apresentarão conceitos simples como despesa e receita e ensinarão a fazer uma planilha para controlar as finanças. Tudo de fácil execução”, afirma a coordenadora nacional do PVCC, Vânia Labres. A orientação financeira será oferecida no estande do CFC, na Feira de Negócios e Eventos do Congresso. Na Feira, a entrada é gratuita e aberta a toda a população.

O 20.º CBC ocorrerá no Centro de Eventos Ceará e já tem mais de 7 mil inscritos. A programação completa e as inscrições podem ser conferidas em cbc.cfc.org.br.

Sobre o 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade

O Congresso Brasileiro de Contabilidade é o maior evento da classe. Reúne profissionais, estudantes e acadêmicos do Brasil e do mundo num ambiente de troca de experiências e oportunidade de negócios, com objetivo de produzir conhecimento em todas as áreas da contabilidade para melhor servir o cidadão.

Fonte: CFC