Home / Notícias
Presidentes do Sistema CFC/CRCs reúnem-se no CFC
Postado por Comunicação CRCPE
15/02/2017

Os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade estão reunidos desde ontem (14) no Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), a fim de alinharem as diretrizes estratégicas de trabalho para 2017.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, ao fazer a abertura da reunião disse que “o Sistema CFC/CRCs cresceu muito nos últimos anos e que a profissão ganhou visibilidade pelo trabalho que é realizado em prol da classe”.

Nestes dois dias, os presidentes discutirão vários assuntos de interesse para a classe, destaque para o Planejamento estratégico – renovação 2018, Governança e Gestão de risco que serão incorporados no Sistema CFC/CRCs, como ferramenta de controle, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços.

 

Presidente do CRCPE, contador José Campos, participa da Reunião de Presidentes do Sistema CRCs/CFC.

 

Segundo a Instrução Normativa Conjunta n.° 1 MP/CGU, de 10/5/2016, “Gestão de riscos é o processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização”.

De acordo com a mesma instrução, “Governança Corporativa é a combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração para informar, dirigir, administrar e monitorar as atividades da organização, com o intuito de alcançar os seus objetivos”.

Em 2016, foi instituído, por meio da Portaria CFC n.° 237/16, o Comitê de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade, com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência no desempenho de atividades e a consequente redução de riscos nos processos.

Além disso, também foram constituídas pelas Portarias CFC n.os 235 e 234/2016, as comissões responsáveis para Gestão da Governança Corporativa do CFC e para elaboração do Código de Ética dos funcionários dos Conselhos de Contabilidade; este último, que está em audiência pública restrita para análise dos funcionários do Sistema CFC/CRCs, tem o propósito de padronizar as regras de conduta e comportamento dos funcionários, contribuindo para a transparência, lisura e integridade das funções desenvolvidas.

As vice-presidências de Fiscalização, de Controle Interno, de Desenvolvimento Operacional, de Política Institucional, Administrativa, de Desenvolvimento Profissional, de Registro e vice-presidência Técnica também irão apresentar os projetos e andamentos dos trabalhos de cada área.

 

 

 Planejamento Estratégico

Há dez anos, presidentes, conselheiros, diretores e coordenadores do CFC traçaram o  planejamento estratégico do Sistema CFC que criou um Sistema de Gestão da Qualidade no CFC e que vem promovendo a integração dos projetos do Plano de Trabalho com os Regionais.

O mapa estratégico do Sistema foi dividido em Recurso e Logística, Pessoas e Tecnologia, Processos, Público-Alvo e Resultados Institucionais. Desses itens foram criadas ações a serem executadas nesses 10 anos, como, por exemplo, fortalecer a imagem do Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade, firmar parcerias estratégicas e atuar como fator de proteção da sociedade.

O presidente Martonio disse, durante a reunião, que o Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs, iniciado em 2007, está em vigor até o final de 2017.

 

 

Fonte: CFC




Últimas notícias

28/07/2017 - Alerta do Simples chegará a 25 mil empresas

28/07/2017 - Proprietários de imóveis não declarados em Miami terão que justificar a origem do dinheiro

27/07/2017 - Como Recuperar Tributos “Esquecidos” na Contabilidade

27/07/2017 - Receita vai intimar contribuintes suspeitos de repatriar recursos ilegais

27/07/2017 - Simples Nacional – Receita Esclarece Dúvidas Sobre Tabelas Aplicáveis



ENDEREÇOS
Sede:
Rua do Sossego, 693, Santo Amaro
CEP: 50100-150, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS