Como saber se sua empresa está ambientalmente correta?
01/06/2017

Nos últimos anos as questões ambientais no Brasil têm passado por um período de grandes mudanças. Está se formando uma ampla consciência ambiental e as últimas leis aprovadas reiteram o compromisso do governo com o meio ambiente.

A Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981) reforça a ideia da consciência ambiental ao estabelecer que não há mais dano ambiental a salvo da respectiva reparação; a rigor, não há mais emissão poluente tolerável.

Desse modo, as empresas têm procurado cada vez mais a certificação nas ISOS de sistema de gestão, principalmente na ISO 14001 de sistema de gestão ambiental. A ideia central do SGA é usar menos para produzir mais e com melhor qualidade e um modo de realizar o gerenciamento desse sistema de gestão é organizar a Comissão Interna de Meio Ambiente.

A CIMA então será responsável por realizar o gerenciamento ambiental no que diz respeito ao monitoramento do atendimento aos requisitos legais aplicáveis à organização e contribuir na implantação dos programas de gestão, afim de promover a melhoria contínua do SGA através da avaliação periódica dos indicadores. Apresenta como objetivo “observar e relatar as condições de risco ao meio ambiente solicitar medidas para mitigar ou minimizar os mesmos...”

Aos colaboradores da empresa compete indicar à CIMA situações de risco, apresentar sugestões e observar as recomendações quanto à prevenção dos impactos ambientais, utilizando os controles operacionais necessários.

Todavia, apesar de ser a responsável pelo SGA, a CIMA não trabalha sozinha. Seu papel mais importante é estabelecer uma relação Homem X Ambiente, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores.

E como se organiza a CIMA?

É de extrema importância que a equipe seja multidisciplinar, proativa e que tenha boa comunicação. Além disso, o número de representantes irá depender do porte e dos objetivos da empresa. Dentro dessa comissão serão delegadas as responsabilidades e autoridades de seus participantes. Deve-se estabelecer os objetivos e metas do sistema e, após isso, deve-se realizar o planejamento para que estes sejam alcançados. Se não forem alcançados, abre-se um plano de ação para determinar oportunidades adicionais de melhoria.

Finalmente, afim de manter o ciclo PDCA sempre girando, é importante a realização das análises críticas de todo processo e que a gestão da CIMA seja avaliada para que o sistema melhore continuamente.

Fonte: Administradores