Não deixe para declarar Imposto de Renda de última hora
14/04/2016

A 15 dias do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2016, menos de 40% dos contribuintes pernambucanos acertaram as contas com o Leão. Contudo, a Receita Federal aponta que o ritmo é esperado – apesar de indesejado, devido ao gargalo que se forma nos últimos dias.

De acordo com informações do órgão em Pernambuco, a entrega vem ocorrendo sem contratempos no Estado. Aqui deve se repetir um mau costume nacional: entre 15% e 20% das declarações deverão ser entregues pouco antes de 29 de abril, último dia do prazo.

Quem deixar para última hora poderá esbarrar em alguma das novidades deste ano (veja quadro ao lado). Profissionais liberais da área de saúde e advogados especialmente. De acordo com informações da Receita Federal, desde 2014 eles têm sido alertados para a necessidade de declarar seus rendimentos, com discriminação por CPF, mês a mês. Quem não o fez precisa fazer tudo de uma vez agora, mantendo a divisão por mês, seja através do programa que gera a declaração anual ou do Carnê Leão (usado para envio mensal de informações).

COMO DECLARAR

A transmissão de dados é feita através do programa gerador da declaração, que pode ser baixado no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). É possível ainda usar o aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Quem não entregar a declaração até o prazo final pagará multa por atraso, de 1% ao mês sobre o imposto devido. O mínimo cobrado é de R$ 165,74; o máximo, de 20%. Mesmo se não houver imposto devido, serão cobrados R$ 165,74. Esses valores são para quem entregar entre 2 e 31 de maio. Entrega em junho tem a multa dobrada (2%) e assim sucessivamente, até o máximo de 20%.

FONTE: JC ONLINE