Prêmio Viva Voluntário 2018
13/06/2018

Criado pelo governo federal, o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário tem o objetivo de reunir esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento das pessoas em ações transformadoras da sociedade.

Neste ano, o Prêmio Viva Voluntário 2018 vai premiar as categorias do Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil, no Setor Público, Empresarial e Líder Voluntariado. Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, organizações públicas, empresas privadas e pessoas físicas que desenvolvam diretamente atividades de voluntariado podem concorrer.

De acordo com a organização do evento, os vencedores de 3 das 4 categorias, a exceção da empresarial, poderão apresentar projeto de até R$50 mil, a ser apoiado pela Fundação Banco do Brasil. As inscrições, que terminam no dia 29 de  junho, podem se realizadas aqui.

Existem no Brasil inúmeras iniciativas que contam com voluntários que atuam em prol do desenvolvimento de suas comunidades, envolvendo-se em algum projeto. No entanto, grande parte das iniciativas carece de organização e de estrutura adequadas que permitam a sustentabilidade e a continuidade dos projetos.

Para isso, o Viva Voluntário quer incentivar o desenvolvimento de uma cultura do voluntariado e de educação para a cidadania que fortaleça as organizações da sociedade civil e promova uma participação ativa da sociedade.

Para conectar voluntários e organizações, a Plataforma do Voluntariado disponibilizará as oportunidades de trabalho voluntário para que os interessados possam participar e também cursos e capacitações tanto para os voluntários, como para as organizações.

A Plataforma também indicará como cada atividade de voluntariado está contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, como educação de qualidade, saúde e bem-estar, e erradicação da pobreza.

Voluntariado no CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mantém o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que tem como premissa sensibilizar os profissionais da contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, é considerado o mais importante programa social do Sistema CFC/CRCs.

Para o coordenador nacional do Programa Elias Dib Caddah “o PVCC tem o papel de mostrar a importância do contador fomentador de ações sociais e de cidadania”, pontua Caddah. Atualmente o PVCC possui mais de 7200 voluntários, entre profissionais e estudantes. Informações sobre o PVCC podem ser obtidas aqui.

Fonte: Comunicação CFC