Home / Notícias
CRCPE e APJEP realizaram o II Seminário Pernambucano de Perícia Contábil
Postado por Comunicação CRCPE
29/11/2018

Na noite da quarta-feira (28), o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) e a Associação de Peritos Judiciais do Estado de Pernambuco (APJEP), promoveram o II Seminário Pernambucano de Perícia Contábil, que abordou o tema “A Tecnologia Empregada na Qualificação do Perito Contábil. O evento aconteceu no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, zona Sul do Recife. Participaram da abertura do evento o presidente do CRCPE, contador José Campos, e o presidente da APJEP, Clenilson Lima de Souza. 

 

 

Para o presidente do conselho, o evento decorre de um planejamento da gestão para desenvolver e divulgar os temas para as entidades do estado. “Hoje apresentamos duas palestras de excelência com temas de grande importância dentro da área de perícia contábil, deixando o auditório lotado. Nós, do CRCPE, ficamos muito satisfeitos com a evolução do evento de hoje, pois realizamos recentemente o primeiro Seminário do Terceiro Setor, o primeiro de cooperativa e o terceiro de Auditoria.”  O presidente da APJEP também comentou a importância do tema tratado no evento: “Alguns pontos importantes devem ser lembrados quando se fala de inteligência artificial: sabedoria, investigação, pesquisa, educação e zelo. Já a definição de perícia, como diz o Professor Alcides Vaz, ‘é uma especialização que requer um universo diversificado de conhecimentos, não bastando, apenas, a contabilidade acadêmica, porque, na Perícia, o Perito precisa enxergar onde não há luz, ler o que não está escrito e encontrar o que parece não existir’ ”, comentou.    

Durante o Seminário foram desenvolvidas as palestras “O Impacto da Tecnologia nos Honorários Periciais” – João Luis Aguiar e “Perícia Criminal Contábil-Financeira na investigação e no Julgamento de Corrupção e Lavagem de Dinheiro: do Mensalão a Lava Jato” – Adilson Carvalho Silva. “Com a evolução da humanidade, e nós, estando estabelecidos na 4ª Evolução Industrial, sinto que a tecnologia promove muitos benefícios quando o assunto envolve os Honorários Periciais. Hoje, com as demandas do dia a dia e o curto tempo que nos sobra, a tecnologia vem para facilitar processos que exigiam atenção anteriormente”, comentou João Luiz. 

Para Adilson Carvalho, trazer o assunto da perícia criminal-contábil para o grande público é de grande relevância. “É muito importante difundir a atividade de perícia contábil de natureza criminal. É uma atividade grande repercussão, de grande impacto social; mas que não é do conhecimento geral dos peritos. Um evento como este traz esse assunto ao conhecimento de um público muito qualificado e que tem a possibilidade contribuir para o desenvolvimento dessa atividade com uma melhor qualidade”, esclareceu. Ao fim do seminário, foi realizada a entrega das medalhas de Mérito Pericial Professor João Luiz dos Santos ao contador José Ramon Pipa Ferreira, e Dione Nunes Furtado da Silva, que não pode comparecer, e teve seu prêmio recebido pelo presidente do CRCPE, José Campos, e a vice-presidente de Administração e Finanças, Dorgivânia Arraes.

 

 

Clique para visualizar.



Últimas notícias

28/03/2024 - Exame de Suficiência 1º/2024: edital publicado!

27/03/2024 - Câmara aprova projeto que altera a Lei de Falências

27/03/2024 - Conselho aprova FGTS Futuro, que deve ampliar acesso de famílias ao crédito habitacional

27/03/2024 - Receita alerta: Contribuinte tem até o dia 1º de abril para aderir ao programa de Autorregularização Incentivada de Tributos

27/03/2024 - Senado vai analisar projeto que amplia limites de receita bruta para MEI



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS