Home / Notícias
Últimos dias para aderir ao Simples Nacional
Postado por Comunicação CRCPE
29/01/2019

As empresas já em atividade que pretendem aderir ao Simples Nacional precisam se apressar. O prazo para opção termina na próxima quinta-feira (31) e, para fazê-lo, “é necessário eliminar qualquer tipo de pendência que possam impedir o ingresso nesse regime tributário. Débitos com a Receita Federal, previdência e com impostos municipais e estaduais precisam "ser zerados ontem, diz o contabilista Jorge Leveza de Sá, da Contep Assessoria.

"Deixar o pagamento para a última hora praticamente inviabiliza as ações para ajustes e impede a inscrição", alerta o especialista. A adesão ao simples pode ser feita via internet, no site www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional. A verificação automática de pendências é feita logo após a solicitação de opção. Não havendo pendências, a solicitação será deferida. Se houver, a opção ficará "em análise".

Novas regras

O empresário também deve ter em mente que houve mudanças de regras no Simples. É preciso saber o que mudou para ver se a escolha é benéfica. Leveza de Sá diz que, para isso, é preciso conhecer completamente os números do balanço social encerrado em 31 de dezembro de 2018, e ter a previsão de faturamento para 2019 e o objeto social, o que não é possível sem um planejamento e sem o conhecimento da estrutura de custos da empresa. O mais indicado é buscar o auxílio de um profissional da área.

Alíquotas mais altas

Para empresas de serviços que se encaixam no Anexo VI do Simples, por exemplo, a opção pode não ser vantajosa. Isso porque, conforme o faturamento, a emprsa pode ter aumento da carga tributária, apesar da simplificação dos trabalhos. Pelas novas regras, a tributação dessa faixa específica parte de 16,93% do faturamento indo até 22,45%. "As empresas precisam fazer uma análise tributária antes de aderir aos Simples. "Se a carga for menor ou igual, o Simples será mais benéfico", recomenda Leveza de Sá.

Fonte: Destak Jornal




Últimas notícias

17/04/2024 - Participe das atividades da Semana do Profissional da Contabilidade CRCPE

17/04/2024 - Proposta isenta do imposto de renda a aposentadoria ou pensão de pessoa com autismo

17/04/2024 - Projeto adapta Estatuto da Microempresa à reforma tributária aprovada pelo Congresso

17/04/2024 - PGFN prepara mais quatro editais de transação tributária para lançar até julho

17/04/2024 - Receita Federal simplifica Declaração sobre Operações Imobiliárias com lançamento do sistema DOIWeb



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS