As oportunidades no mercado de 2019 para pequenas empresas
14/03/2019

O ano de 2019 está apenas começando mas a expectativa com a recuperação da economia já está elevada. Estudos realizados por órgãos especializados apontam que o nível de confiança de empresários e consumidores se apresenta nos níveis mais altos dos últimos cinco anos. E isso significa mais dinheiro entrando na economia e nas empresas.

Com o cenário promissor empreendedores já começam a analisar as tendências de mercado para o ano de 2019, ou seja, aqueles negócios que prometem ser a “bola da vez” e garantir um alto retorno para os investidores. Realizamos um estudo de todas as tendências e trazemos para vocês uma análise do que promete bombar neste ano detalhando um pouco as oportunidades para vocês.

RAMO ALIMENTÍCIO

Um ramo de mercado consolidado que continua dando bons resultados independentemente da situação econômica do país é o ramo de fornecimento de alimentos, que já representa 10% do PIB brasileiro e teve um crescimento de 4% no último ano. Dentre essa área tão ampla algumas atividades específicas têm destaque:

CAFETERIAS – Um nicho de mercado que vem ganhando bastante espaço no cenário nacional, influenciado diretamente pela cultura americana e em especial pela gigante Starbucks, as cafeterias que tem lugar fixado em vários filmes e séries vem caindo no gosto dos consumidores principalmente nas grandes capitais. Oferecendo cafés mais elaborados e lanches de alta qualidade, se tornam um ponto cool de encontro aos mais jovens.

CONFEITARIAS – Outro ramo que apresentou grande crescimento e procura dos consumidores no ano de 2018, muito mais que oferecer bolos prontos para festas e eventos, as confeitarias oferecem espaços bem estruturados para o consumo de fatias de bolos e tortas, é comum estar aliado ao item acima das cafeterias em um único espaço.

BARES E RESTAURANTES – Com o aquecimento da economia e retomada dos empregos, a população voltou a gastar recursos “comendo fora”, tipo de atividade que foi reduzida bastante durante os tempos de crise. Os bares apostam forte na tematização dos espaços e belos pratos para ganhar alcance em redes sociais para ampliar seu público.

ALIMENTOS CONGELADOS e FIT- Fechando o “boom” da área alimentícia estão as fábricas de alimentos congelados que podem ser preparados em casa, com os jovens aliando estudos e trabalho nas grandes cidades os alimentos prontos ganharam espaço, e a preferência atual é das pequenas empresas que apostam em produtos orgânicos e com pouca utilização de conservantes. Menção honrosa aqui para as comidas totalmente FIT, com baixo teor de carboidratos são um grande apelo de uma geração cada vez mais consciente de sua alimentação.

VELHOS CAMPEÕES

Além das novas tendências de mercado, algumas atividades já consolidadas continuam alcançando bons resultados e ainda se apresentam como oportunidades para o ano de 2019. Dentre eles podemos destacar o mercado PET, que vai desde serviços até a fabricação de produtos destinados aos animais de estimação e promete resultados altos neste ano, o mercado de Construção que voltou a reaquecer juntamente com a economia e que apresenta crescimento depois de quase dois anos estagnado por conta da crise.

IMPORTANTE É SAIR NA FRENTE

Independente da área, o ponto chave é sair na frente da concorrência, tendências de mercado normalmente saem de um período de grande alta e podem sofrer depois uma fase de saturação, onde as empresas já consolidadas tem grande vantagem.

O ideal é agir rápido e aproveitar as oportunidades, mas sem se esquecer do planejamento para que sua empresa pode gerar lucros e crescer de forma sustentável, nesse início a ajuda de uma consultoria profissional pode ser vital.