CRCPE entrega oficio à SEFAZ-PE solicitando treinamento para a Classe Contábil
17/01/2020

A presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, acompanhada da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Déborah Barros, visitaram a Agência da Receita Estadual, no bairro de Santo Antônio em Recife, na manhã desta sexta-feira (17).

Recepcionadas pelo Diretor de Tributação e Orientação da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ), Manoel Vasconcelos, as representantes do Conselho apresentaram um Ofício solicitando apoio da entidade para disponibilização de equipe da SEFAZ, para ministrar treinamentos em todo estado de Pernambuco, sobre temas ligados a Receita, entre eles: EFD-ICMS/IPI; substituição ao Sistema de Escrituração Fiscal (SEF); Sistema de Emissão e Captura de Documentos Fiscais (eDoc); e Registro de Inventário (RI).

De acordo com a presidente do CRCPE, a maior preocupação da entidade é com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED Fiscal), que veio substituir o Sistema de Escrituração Fiscal (SEF), e muitos contabilistas e gestores das empresas de pequeno porte, optantes pelo Simples Nacional que ultrapassaram o limite de 3 milhões e 600 mil, estão obrigados a estes procedimentos, e precisam ser treinados nessa nova ferramenta, que será implantada a partir da competência de janeiro de 2020.

Durante a reunião também foi discutido sobre a possibilidade de inclusão do cadastro do contador na solicitação de inscrição estadual de empresas, comércios e industrias, que sejam optantes pelo Simples Nacional, como já é realizado com as empresas de médio e grande porte.

O chefe de Processos da Diretoria de Tributação e Orientação, Laécio Perdigão, também participou do encontro.

Manoel Vasconvelos (DTO), Débora Barros (CRCPE), Dorgivânia Arraes (CRCPE) e Laércio Perdigão (DTO).