Home / Notícias
Ponto de Atendimento Virtual é apresentado ao CRCPE durante reunião com a RFB
Postado por Comunicação CRCPE
29/12/2020

A presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, participou na tarde da segunda-feira (28/12), de uma reunião com o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – RFB da 4ª Região, Gilberto Mendes Rios, que apresentou o funcionamento do projeto Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal – PAV.

O PAV consiste no fornecimento de orientações ou prestação de serviços disponibilizados no sítio da Receita Federal na Internet, mediante triagem, recepção e solicitação de juntada de documentos, objetivando agilizar a prestação do serviço da Receita Federal de forma gratuita, nos municípios que aderirem ao programa.

De acordo com o Auditor, os municípios e as entidades parceiras precisam disponibilizar a infraestrutura, através de espaço físico, recursos humanos e tecnológicos e a Receita Federal realizará a capacitação aos colaboradores do PAV, disponibilizando um serviço de tutoria contínua com Receita Federal sobre as atividades a serem desenvolvidas.

Ainda de acordo com Gilberto, nos estados de Pernambuco e Paraíba já existem 114 acordos de cooperação técnica assinados com os municípios, destes 67 já em funcionamento, e o foco para 2021 é ampliar a adesão nos dois estados e conseguir adesão entre os municípios de Alagoas e Rio Grande do Norte, que também fazem parte da 4ª Região da RFB.

Para Gilberto, a parceria com o Conselho Regional de Contabilidade e com outras instituições funciona como um facilitador para a classe contábil e a sociedade em geral, além de estimular a abertura de Pontos de Atendimento Virtual.

Para a presidente do CRCPE, o objetivo da entidade é incentivar a adesão dos municípios pernambucanos, trabalhando em parceria com a Receita Federal, além de contribuir com os profissionais da contabilidade e a sociedade em geral. Ainda de acordo com Dorgivânia, o CRCPE planeja capacitação dos contadores voluntários no PAV, através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

Também participaram do encontro: o vice-presidente de Controle Interno do CRCPE, Eduardo Amorim; os conselheiros, Márcio Henrique do município de Timbaúba, Lourdes Gama, do município de Camarigibe, Tatiane Lacerda, do município de Gravatá, Paulo Nascimento, do município de Santa Cruz do Capibaribe e Joana Dark Nascimento; Além das delegadas, Luzinete Santos, do município do Cabo de Santo Agostinho e Mabel Modesto, do Sertão do Araripe; contadores da área pública do interior do estado também participaram da reunião.

O que é o PAV?

É um local instalado na sede do município para o fornecimento de orientações ou a prestação de serviços disponibilizados no sítio da Receita Federal na Internet, mediante triagem, recepção e solicitação de juntada de documentos, pelos servidores do município a um processo digital, chamado Dossiê Digital de Atendimento – DDA.

Fluxo dos Serviços

Fonte: RFB

 

Lista de Serviços

Fonte: RFB

Tutoria

Além de eventos de capacitação aos colaboradores do PAV, a RFB lhes disponibilizará um serviço de TUTORIA contínua sobre todos os serviços em execução no PAV.

 




Últimas notícias

24/04/2024 - O CRCPE Parabeniza os Profissionais da Contabilidade neste Dia Especial, 25/04

17/04/2024 - Proposta isenta do imposto de renda a aposentadoria ou pensão de pessoa com autismo

17/04/2024 - Projeto adapta Estatuto da Microempresa à reforma tributária aprovada pelo Congresso

17/04/2024 - PGFN prepara mais quatro editais de transação tributária para lançar até julho

17/04/2024 - Receita Federal simplifica Declaração sobre Operações Imobiliárias com lançamento do sistema DOIWeb



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS