CRCPE vai fiscalizar balanços arquivados na JUCEPE
04/08/2011

O Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco firmou um convênio com a Junta Comercial do Estado de Pernambuco – JUCEPE para que o Conselho fiscalize todos os balanços patrimoniais registrados na Junta.

O objetivo dessa ação é constatar se os balanços arquivados estão respaldados em contabilidade. De acordo com o presidente do CRC-PE, Almir Dias, as informações da JUCEPE serão o passo inicial para que o Conselho chegue até a empresa para fiscalizar o livro diário e constatar que a contabilidade foi feita corretamente, registrando todos os valores e tributos.

Essa medida visa resguardar a sociedade e dar credibilidade à classe contábil, evitando possíveis fraudes na contabilidade das empresas atuantes em Pernambuco. Para as organizações que faltarem com a ética, fazendo uso de balanços artificiais, o CRCPE exercerá a força que a lei lhe confere, aplicando punição cabível aos infratores. O Convênio firmado entre o CRCPE e a JUCEPE visa primeiramente, induzir e incentivar os profissionais contábeis à prática da contabilidade de forma ética e eficiente, e punindo aqueles que desvirtuam das normas de contabilidade.