Organizações contábeis que prestam serviços de auditoria independente podem voltar a acessar o sistema do CNAI PJ
11/02/2021

As funcionalidades do Cadastro Nacional de Auditores Independentes – Pessoa Jurídica (CNAI-PJ) encontram-se disponíveis para acesso no portal do Conselho Federal de Contabilidade (cfc.org.br). Desde o dia 14 de maio de 2020, o sistema estava fora do ar devido a um ataque cibernético promovido por hackers. Outros serviços, que também foram afetados pelo vírus ransomware “Mespinoza”, estão voltando a operar gradualmente.

Criado pela  Resolução CFC n.º 1.575/2019, o CNAI-PJ busca fortalecer a atividade de auditoria independente, por meio de mecanismos de controle e de reconhecimento da qualidade do serviço executado por firmas que praticam elevados padrões na área. Empresas que executam serviços de auditoria independente podem solicitar a inclusão no banco. Até o momento, cerca de 120 empresas de auditoria integram o cadastro, que tem como objetivo ser referência para o mercado.

Além do registro regular nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), a organização contábil interessada deverá manter, no mínimo, 50% dos sócios e todos os responsáveis técnicos que executem os trabalhos descritos no Art. 1º, no CNAI, estabelecido na Resolução CFC n.º 1.495, de 27 de novembro de 2015. Os serviços de auditoria independente registrados são: Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica – NBC TA; de Revisão de Informação Contábil Histórica – NBC TR; de Asseguração de Informação Não Histórica – NBC TO; e de Serviço Correlato – NBC TSC.

Veja como acessar todas as funcionalidades do CNAI-PJ disponíveis no sistema Registro para usuários com perfil profissional, clicando aqui.

Solicite cadastro no CNAI-PJ aqui.

Consulte o cadastro no CNAI-PJ aqui.

Fonte: cfc.org.br