Home / Notícias
Conexão SP-Nordeste chega em 15 de junho à Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Postado por Comunicação CRCPE
17/06/2021

A Conexão SP-Nordeste, evento realizado em conjunto pelo CRCSP e pelos CRCs da Região Nordeste, realizou em 15 de junho de 2021 escalas nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube, o evento trouxe três painéis sobre alguns dos principais temas contábeis e do ambiente de negócios do país.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Erivan Ferreira Borges, o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), Deborah Marinho de Barros Perez Farias, e do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Iraúna Rabelo da Rocha, fizeram a abertura da Conexão SP-Nordeste e destacaram a importância da atuação conjunta dos Conselhos de Contabilidade para empreender ações em benefício dos profissionais contábeis e da sociedade.

“É uma alegria muito grande estarmos aqui novamente. Saímos de São Paulo, no dia 1º de junho, realizamos escalas em Alagoas, Bahia e Sergipe no dia 8 e chegamos hoje ao Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Esta é uma viagem virtual que leva muita informação e conteúdo, conectando todo o país e trazendo um pouco das maravilhas do nosso Nordeste”, explicou o presidente Donizete na abertura.

“Este é um evento muito importante, não somente para a classe contábil, como para toda a sociedade brasileira, pois o debate que realizamos hoje é extremamente positivo para todo o Brasil. Estou muito feliz por podermos contribuir para este evento e trazer um pouco do que o Rio Grande do Norte tem a oferecer em questão de pessoas capacitadas, que participam hoje da Conexão SP-Nordeste”, declarou o presidente do CRCRN, Erivan Borges.

O vice-presidente de Política Institucional do CFC lembrou que São Paulo e a Região Nordeste possuem uma forte ligação e que 30% da população paulista é composta por pessoas com raízes nordestinas. Ele também ressaltou a importância deste evento conjunto, que “nos dá a oportunidade de debater as potencialidades dos nove estados da nossa região e como a contabilidade pode contribuir para todos os setores da economia. Realizar esta viagem virtual por esta região maravilhosa e rica é algo que me emociona”, ressaltou Joaquim Bezerra.

Os conselheiros do CRCSP Angela Zechinelli Alonso e Valmir Leôncio da Silva fizeram a apresentação dos palestrantes.

Rio Grande do Norte

Painel “Turismo e Energia Limpa: Boas Práticas Contábeis, Investimento e Tecnologia”

O painel teve início com um vídeo sobre alguns dos destaques do Rio Grande do Norte no setor turístico. A seguir, foram convidados o senador pelo Rio Grande do Norte Jean-Paul Prates (PT-RN), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado Pereira dos Santos, e o especialista em Contabilidade Gerencial Rui Cadete, palestrantes do primeiro painel.

O senador Jean-Paul Prates iniciou o painel explicando que os dois fatores mais preponderantes da economia do Rio Grande do Norte são hoje o turismo e a produção de energia limpa.

“Fomos na década de 60 os maiores produtores de petróleo em terra e hoje somos o estado líder na geração de energia eólica e solar do país. Este resultado é fruto de um ambiente operacional e de investimentos que auxiliou o Rio Grande do Norte a assumir esta liderança”, apontou o senador.

Jaime Calado apresentou as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte nas áreas de Turismo e de produção de energia limpa e sobre os impactos destas ações para a preservação ambiental e para a geração de renda.

“O investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação e a aplicação rigorosa de uma política fiscal eficiente foram fundamentais para podermos promover o desenvolvimento e estimular a preservação ambiental”, esclareceu o secretário.

“O investimento em energias renováveis traz retornos em questão de investimento, mas é necessária a atuação do profissional contábil para poder orientar os empreendedores. É essencial que as empresas, governos e entidades mantenham uma nova visão de governança e da contabilidade como instrumento de apoio aos investimentos e à tomada de decisão”, explicou Rui Cadete, destacando a importância da Contabilidade tanto no setor da economia, como nas áreas social e ambiental.

Paraíba

Painel: “Nichos de Atuação do Contador com Destaque para a Construção Civil”

A parada da Conexão SP-Nordeste na Paraíba começou com um vídeo que mostrou as belezas e as oportunidades oferecidas por esse lindo estado nordestino.

Em nome do presidente do CRCPB, Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, que não pode estar presente, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB, Iraúna Rabelo da Rocha, agradeceu a parceria de todos os CRCs na Conexão SP-Nordeste, parabenizando a todos por, em plena pandemia, estar promovendo conhecimento.

O segundo painel do dia foi apresentado pelo especialista em Contabilidade e Direito Tributário, Marcos Rogério Fernandes do Nascimento, e o especialista em Marketing e Gestão de Empresas Contábeis, Anderson Hernandes.

Para o especialista Marcos Rogério, que atua no ramo da contabilidade para os setores imobiliário e da construção civil, a implantação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) trouxe mais facilidade para trabalhar nesse seguimento, antes tido como complicado.

“É um setor desafiador para o profissional da contabilidade”, assegurou Marcos Rogério, “mas com um amplo mercado de trabalho e bem remunerado”.

Especializado em marketing contábil, Anderson Hernandes acredita que focar em um nicho como o da construção civil permite ao contador ajustar sua estratégia de marketing e, assim, ser mais assertivo e ter melhores resultados para o cliente.

Usar a tecnologia nos trabalhos rotineiros e procurar ampliar seus conhecimentos são os conselhos que tanto Marcos Rogério como Anderson Hernandes deram para os profissionais da contabilidade.

“As redes sociais são meios que o profissional pode usar, não para oferecer serviço diretamente”, disse Hernandes, “mas para servir como referência para quem busca o serviço contábil. O importante é escolher a rede social mais adequada”.

O painel do CRCPB foi moderado pelo presidente do CRCRN, Erivan Ferreira Borges, e pelos vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional do CRCPB, Iraúna Rabelo da Rocha, e do CRCPE, Deborah Barros.

Pernambuco

Painel: “O Mercado da Consultoria Contábil na Recuperação de Créditos”

A presidente do CRCPE, Maria Dorgivânia Arraes Barbará, deu as boas-vindas ao Estado de Pernambuco aos participantes da Conexão SP-Nordeste. “Sejam todos bem-vindos e muita gratidão por esta festa de união, levando conhecimento e informação e mostrando o que o Nordeste tem”, disse Dorgivânia.

Depois da apresentação de um vídeo sobre Pernambuco, os painelistas, o especialista em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário, Pedro Amarante, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE, Deborah Barros, iniciaram sua palestra.

Para Pedro Amarante a recuperação de crédito para empresas é uma grande oportunidade para profissionais da contabilidade e do direito. “Muitas vezes, as empresas questionam a cobrança de certos tributos pela Receita Federal, mas caberá ao Judiciário decidir se cabe cobrança ou não”.

A atuação das empresas na classificação correta dos produtos, segundo Deborah, é muito importante para que o contador possa saber se é possível recuperar créditos para a empresa, quando há a cobrança de tributos antecipados, por exemplo.

“Apenas com base em teses que se questionam as cobranças”, alertou Amarante, “não podemos aplicar uma legislação que não foi aprovada”.

“Sempre que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publica uma decisão, e esta é acatada pela Receita Federal, o contador aplica para seu cliente, conseguindo monetização para a empresa”, disse Amarante.

“Pautar-se na lei é uma regra que o contador deve sempre seguir, além de estar muito bem informado, para poder conseguir a recuperação de créditos para seus clientes”, finalizou Deborah.

A Conexão SP-Nordeste que teve paradas no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco foi encerrada pelo presidente do CRCRN, Erivan Ferreira Borges, que agradeceu a todos que participaram da viagem, “que deixou os 6 mil profissionais da contabilidade do meu estado muito felizes com esta parceria”.

O vice-presidente do CRCPB, Iraúna Rabelo da Rocha, agradeceu em nome do presidente Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, afirmando que “como disse o poeta ‘sonho que se sonha junto é realidade’ conseguimos com a tecnologia levar conhecimento para todo o Brasil”.

A presidente do CRCPE, Maria Dorgivânia Arraes Barbará, elogiou a parceria que permite aos CRCs a Conexão SP-Nordeste e incentivou a união das entidades. “Vamos construir pontes e fazer o bem”, disse Dorgivânia.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, agradeceu a todos os representantes dos CRCs, aos apresentadores e aos participantes. “Está valendo a pena esta nossa Conexão pelo conhecimento rico que estamos podendo adquirir”, disse Donizete.

“Agora, vamos à festa de São João, no dia 22, às 19h. Estão todos convidados a participar do show do grupo baiano Os Maxixes”, convidou Donizete

Fonte: CRCSP




Últimas notícias

24/04/2024 - O CRCPE Parabeniza os Profissionais da Contabilidade neste Dia Especial, 25/04

17/04/2024 - Proposta isenta do imposto de renda a aposentadoria ou pensão de pessoa com autismo

17/04/2024 - Projeto adapta Estatuto da Microempresa à reforma tributária aprovada pelo Congresso

17/04/2024 - PGFN prepara mais quatro editais de transação tributária para lançar até julho

17/04/2024 - Receita Federal simplifica Declaração sobre Operações Imobiliárias com lançamento do sistema DOIWeb



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS