Dia do Idoso é marcado por solenidade do MPPE com participação do CRCPE
01/10/2021

O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, representado pela sua presidente, a contadora Dorgivânia Arraes, esteve presente na Solenidade do Dia do Idoso, promovida pela Caravana da Pessoa Idosa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A solenidade foi presidida pela Subprocuradora-Geral de Justiça em Assuntos Institucionais do Ministério Público do Estado de Pernambuco, dra. Zulene Santana de Lima Norberto, e foi realizado na sede do MPPE, no bairro de Santo Antônio, nesta sexta-feira, 01 de outubro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Idoso.

Entre os principais objetivos do encontro, a assinatura da Recomendação aos Promotores de Justiça do Estado de Pernambuco para que atuem na implementação em cada município, da eleição unificada dos conselhos de direito da pessoa idosa, e na criação dos Fundos Municiais da Pessoa Idosa, além de informar à sociedade sobre o projeto 60+ Em Ação, como também falar de políticas públicas integradas.

Também participaram do encontro: a Promotora de Justiça junto ao Juizado Criminal e também integrante da Caravana da Pessoa Idosa, dra. Irene Cardoso Sousa; o presidente da Comissão Nacional de Direito do Terceiro Setor da OAB Nacional, dr. André Vinícius Guimarães Carvalho; a presidente da Comissão de direito do Terceiro Setor da AOB-PE, dra. Theresa Christine de Albuquerque Nóbrega; o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, dr. Reginaldo José de Pinho Borges; o gerente da Diretoria de Gestão e Governança do TCE-PE, Rômulo Lins de Carvalho Filho; o secretário-geral da Comissão em Defesa da Pessoa Idosa e coordenador do Conselho Estadual da Pessoal Idosa, dr. Frederico Cal Muinhos; a procuradora de justiça aposentada e vice-presidente do Instituto de Pesquisa da Pessoa Idosa, dra. Judith Pinheiro Silveira Borba; a líder do grupo Mulheres do Brasil, Roseana Faneco; o Juiz de Direito e Assessor Especial da presidência do TJPE, Frederico Tompson; a Secretária Executiva de Segmentos Sociais da SDSCJ; e a
prefeita do município de Surubim e vice-presidente da Amupe, Ana Célia Cabral de Farias; e a coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Pernambuco e também Conselheira do CRCPE, Joana Dark Nascimento.

A presidente Dorgivânia em sua fala, colocou o CRCPE à disposição das entidades que atuam com políticas voltadas aos idoso, enfatizando a importância desta data e as ações voltadas para a terceira idade. “O acolhimento e o amor devem ser prioridade no trato com os idosos”, pontuou a presidente.

Para Roseana Faneco, líder do grupo Mulheres do Brasil, a união de diversos setores da sociedade é de grande importância para formar uma “força do bem”, como citou, para que políticas públicas voltadas aos idosos sejam fortalecidas.

Através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Pernambuco, o CRCPE tem atuado em ações de políticas públicas integradas, além de atuar na regularização dos Fundos Municipais do Idoso em todo estado, com o objetivo de incluir a participação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) ainda no mês de outubro, para que estas entidades façam parte da destinação do Imposto de Renda 2022/2021.

De acordo com Joana Dark, coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Pernambuco, a campanha de incentivo à destinação aos fundos municipais, realizada pelo CRCPE, tem papel fundamental no resultando da destinação ao Fundo dos Idosos, sempre com crescimento anual em Pernambuco.

Ao final da solenidade, a dra. Zulene Santana de Lima Norberto, concluiu dizendo que, atitudes são atos de coragem, fazendo referência às ações apresentadas na ocasião.

Saiba mais sobre a Caravana da Pessoa Idosa do MPPE: http://www.mppe.mp.br/caravanadapessoaidosa