Lei que prorroga benefícios sobre o ICMS é publicada no Diário Oficial
03/11/2021

A lei que permite a prorrogação por até 15 anos de benefícios fiscais e isenções de ICMS concedidos por Estados e pelo Distrito Federal para setores do comércio e de transportes foi publicada na edição desta 6ª (28.out) do Diário Oficial da União. A lei havia sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na 4ª feira (27.out.2021). O ICMS é o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, de caráter estadual.

A lei complementar 186 garante a continuidade dos benefícios para os setores de comércio atacadista e empresas que desenvolvem atividades portuárias e aeroportuárias. Além disso, podem ser beneficiados comerciantes e transportadores interestaduais de produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura.

O objetivo da medida, segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, é “beneficiar setores relativos à distribuição de mercadorias e de produtos agropecuários e extrativos de vegetais” e permitir “a ampliação do consumo com a redução de preços de itens essenciais ao destinatário final”.

O PLP (projeto de lei complementar) 5/2021 foi aprovado pela Câmara no final de setembro e pelo Senado no começo de outubro.

A vigência dos incentivos fiscais terminaria em dezembro de 2022 se a nova lei não fosse sancionada pelo presidente.

Fonte: Poder360