Home / Notícias
Semana do Contador CRCPE 2022 - Comemoração e reconhecimento para grandes profissionais
Postado por Comunicação CRCPE
23/09/2022

Como culminância das comemorações da Semana do Contador 2022, o CRCPE realizou um evento presencial especial, uma Palestra Magna que lotou o auditório da Sede do CRCPE na noite do dia 22 de setembro, Dia do Contador.   

Durante a abertura, a presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes destacou a essencialidade do profissional da Contabilidade e seu orgulho em ser contadora e sobre a atuação do Conselho.  

Também fizeram parte da abertura, o Delegado da Receita Federal no Recife, Carlos Eduardo Costa Oliveira e a Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Deborah Barros que, em sua fala, ressaltou o sucesso da Semana do Contador com recorde de visualizações no Youtube. 

Dando continuidade ao evento, assistimos à palestra: "Contador: Cientista de Dados" com Fernando Buarque, professor Ph.D. em inteligência artificial e líder de pesquisa em inteligência artificial na upe, autor de mais de 240 publicações científicas. Sua pesquisa atual aborda problemas complexos de decisão, por meio de processos evolutivos e sociais racionais/explicáveis.  Em sua palestra, ele despertou sobre a necessidade de mudança de mindset do profissional da contabilidade no cenário atual (e de um futuro próximo) em que as ciências de dados devem fazer parte do cotidiano das empresas e dos contadores. Assim, diante disso, ressaltou a importância de se instrumentalizar os novos contadores para lidar com as novas tecnologias, sobretudo a Inteligência artificial que já é realidade e, em breve, será ainda mais presente no cotidiano das pessoas e das organizações. Tudo isso movimenta o profissional e o faz repensar a profissão, além da busca por uma grade curricular atualizada do Curso de Ciências Contábeis.  

Na sequência, aconteceu a palestra "Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI" com o palestrante Gil Giardelli que abordou a mudança de mentalidade da profissão e os desafios empresariais. Gil Giardelli é um estudioso de inovação e economia digital, com 22 anos de experiência. Escritor, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, inovação radical, colaboração humana, economia criativa e estudos do futuro.  

E falando em futuro, Giardelli ressaltou que já estamos nele e que é tempo de pensar o impensável, preparando-se diariamente.  

O evento realizado pelo CRCPE também foi marcado por homenagens aos futuros profissionais da classe contábil, que já demonstram excelência nas suas instituições de ensino superior com a Medalha de Mérito São Mateus. Esta honrosa comenda foi instituída através da resolução do CRCPE nº 345/2015, com o intuito de agraciar os alunos que possuem excelência nos cursos de Ciências Contábeis do estado de Pernambuco, valorizando o profissional no decorrer da sua formação acadêmica; além de incentivar os alunos a se dedicarem e aprimorarem seus estudos nas ciências contábeis e demonstrando o valor do estudo da profissão e a sua importância para o mercado de trabalho.  

Estiveram presentes e receberam a medalha, os agraciados: 

Bruno Felipe do Carmo Peixoto, do Centro Universitário da Vitória De Santo Antão -  UNIVISA e com a coordenação de Andreza Moura dos Santos.  

 Elizama Barbosa Nunes, da União das Escolas Superiores de Jaboatão - UNESJ e com a coordenação de Hermes Magalhães Júnior.  

 Mariana Kesia de Lima Silva, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE e com a coordenação de Eduardo Aguiar.  

Ainda foram agraciados, porém não puderam estar na ocasião, os estudantes Maria Jailane Silva Lopes, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina - FACISA e com a coordenação de Paula Lopes; Miguel Antonio da Silva, da Faculdade de Ciências de Timbaúba e com a coordenação de Noedson Rocha; e Wedson Gomes da Silva, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE e com a coordenação de Agnaldo Batista da Silva.  

O Conselho Regional De Contabilidade agradece a todos os participantes, palestrantes, apoiadores (SICRED PERNAMBUCRED; SIEG SOLUÇÕES; MISTER CONTADOR; I.T.S. EDU; PIMENTEL ADVOGADOS e ERIKSON DE BRITO MELO ADVOCACIA TRIBUTÁRIA),  e, principalmente, a todos os contadores de Pernambuco que, através de muita dedicação, contribuem para o desenvolvimento do País, encontrando as melhores soluções para cada empreendimento.




Últimas notícias

17/04/2024 - Participe das atividades da Semana do Profissional da Contabilidade CRCPE

17/04/2024 - Proposta isenta do imposto de renda a aposentadoria ou pensão de pessoa com autismo

17/04/2024 - Projeto adapta Estatuto da Microempresa à reforma tributária aprovada pelo Congresso

17/04/2024 - PGFN prepara mais quatro editais de transação tributária para lançar até julho

17/04/2024 - Receita Federal simplifica Declaração sobre Operações Imobiliárias com lançamento do sistema DOIWeb



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS