Home / Notícias
O Novo Sindicalismo na Profissão Contábil
Postado por Comunicação CRCPE
28/08/2008

Na manhã da última terça-feira (26), o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais, Francisco Antonio Feijó, o presidente da Central  Sindical dos Profissionais – CSP, Luiz Sergio da Rosa Lopes, e o advogado do Sescon/RS, Flávio Obino Filho debateram, durante o 3º Fórum Nacional de Entidades Sindicais da Área Contábil, a importância das entidades sindicais da classe contábil e as modernizações necessárias frente às novas relações de trabalho na atualidade. O debate foi moderado por Antonio Carlos Doro, que é coordenador da Comissão de Integração Sindical do CFC.

A partir do tema O Novo Sindicalismo na Profissão Contábil, o presidente Feijó argumentou para a platéia formada por mais de 200 profissionais contábeis, presidentes das oito Federações de Contabilistas do Brasil,  de sindicatos e lideres da classe de todo  País, que a portaria nº 186 do Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE,  fere o princípio da unicidade sindical e apresenta caráter inconstitucional, sendo por isso, alvo de uma ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuíza pela CNPL, juntamente  com outras dez Confederações de profissionais do Brasil. O presidente também falou da necessidade de aproximação das entidades sindicais com os conselhos de fiscalização profissional, ao afirmar que “os sindicalistas, em especial os que ocupam cargos de diretoria, deveriam, obrigatoriamente, ser registrados em conselhos regionais”. 

Já o presidente da CSP, Luiz Sergio da Rosa Lopes, lembrou a importância do sistema confederativo para a garantia dos direitos mínimos dos trabalhadores e defendeu que os líderes das empresas e das organizações precisam ter em mente que os funcionários devem estar no posto de parceiros e não de subordinados. Luiz Sérgio também defendeu a não interferência do Estado no sistema sindical, em nome de uma representação imparcial dos profissionais.

Para o advogado do Sescon/RS, Flávio Obino Filho, a unicidade  e a liberdade de atuação do  sistema sindical  é de extrema importância para a qualidade da representação das profissionais.
CQPress/Assessoria do CFC




Últimas notícias

24/04/2024 - O CRCPE Parabeniza os Profissionais da Contabilidade neste Dia Especial, 25/04

17/04/2024 - Proposta isenta do imposto de renda a aposentadoria ou pensão de pessoa com autismo

17/04/2024 - Projeto adapta Estatuto da Microempresa à reforma tributária aprovada pelo Congresso

17/04/2024 - PGFN prepara mais quatro editais de transação tributária para lançar até julho

17/04/2024 - Receita Federal simplifica Declaração sobre Operações Imobiliárias com lançamento do sistema DOIWeb



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS