Retrospectiva Dia e Semana do Contabilista 2008
08/05/2008

Dia do Contabilista é marcado por comemorações
Noite de palestra, posse e homenagem celebra o 25 de abril

Noite de palestra, posse e homenagem marcou, na última sexta-feira (25/04), no Recife Palace Hotel, o Dia do Contabilista comemorado pelo CRC-PE. O evento incluso no programa de comemorações à data, contou com a presença dos profissionais e estudantes de contábeis, representantes do segmento e convidados que participaram do último debate da Semana do Contabilista promovida pelo CRC-PE e entidades do segmento contábil em comemoração ao 25 de abril.

“A Semana permitiu aos contadores atualizações sobre temas emergentes e importantes para a nossa profissão. Hoje é um momento muito especial com posse e homenagens, mas as comemorações do 25 de abril não se encerram esta noite, e sim, domingo (27/04) com missa e outras atividades”, falou o presidente do CRC-PE, Osni Garcia.

Após a palavra de Osni, uma palestra sobre a Reforma Tributária foi ministrada pelo advogado tributarista Cairon Santos. Entre os itens debatidos, estavam a redução na contribuição patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a criação de uma legislação única para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), que compunha a mesa oficial do evento, contribuiu com a discussão sobre a Reforma ao emitir suas impressões sobre o tema: “a Reforma Tributária é importante e vai colaborar com o trabalho dos contadores junto às empresas”.

Os dois momentos seguintes da noite foram a posse do novo acadêmico da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis, o contador Maurício Bezerra Villar, e a entrega da medalha “Mérito Contábil Luiz Pessoa da Silva” ao contabilista Severino Vicente da Silva que proferiu de forma bem humorada um pequeno discurso sobre a homenagem.
Logo após, foi servido um coquetel de confraternização no salão de eventos do hotel.

Mídia - A programação da Semana do Contabilista teve importante destaque na mídia pernambucana com matérias no rádio, no impresso e em sites de notícias. Desde o início das atividades comemorativas, dia 22, os veículos de comunicação passaram a noticiar a importante iniciativa do CRC-PE em promover ações benéficas para os profissionais do segmento.

Rádio CBN, Rádio Jornal, Portal Folha OnLine e Jornal do Commercio foram alguns dos principais veículos que acompanharam e divulgaram o programa de atividades em homenagem ao 25 de abril. Cobertura que dá importante visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Conselho e ressalta a importância de estratégias integradas de comunicação no fortalecimento da imagem do CRC-PE.

Atividades - A semana de debates e palestras gratuitos em homenagem ao 25 de Abril contou com ações na Região Metropolitana e Interior do Estado, somando doze debates. De acordo com o Departamento de Desenvolvimento Profissional do CRC-PE, o propósito foi realizar um Conselho itinerante com atividades em vários municípios como em Santa Cruz do Capibaribe, Petrolina, Igarassu, Olinda e Recife, levando informações, não só para os contabilistas, mas para profissionais e estudantes de qualquer área.

“Os contabilistas tiveram a oportunidade de se atualizarem e de participarem de um intercâmbio de idéias que estimulará o aprimoramento do exercício da profissão”, explica o vice-presidente do Depto. de Des. Profissional do CRC-PE, Francisco Galvão.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e),  nova Lei das S/As, entre outros assuntos foram discutidos na rodada de palestras. A NF-e foi debatida pelo auditor da Secretaria da Fazenda, Marcelo Pires, dia 22, dando início ao ciclo de debates. “O novo documento fiscal promete racionalizar e modernizar a administração tributária brasileira, reduzindo custos e entraves burocráticos, sendo importante para os contabilistas atualizarem-se sobre esta nova ferramenta”, explica o auditor.

A realização das atividades contou com a colaboração do Sindicato dos Contabilistas de Pernambuco, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado, a Associação Santacruzense de Contabilistas, a Universidade Federal de Pernambuco, a Faculdade Boa Viagem, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarussu entre outros órgãos e instituições que abraçaram a proposta do CRC-PE.

====================================

18/04/2008

Lançamento do Livro Certificação Digital

O CRC-PE convida todos os contabilistas interessados nos temas de Certificação Digital e exibição de Demonstrações Contábeis na Internet, para a noite de autógrafos, no dia 28 de abril as 19h30 na Livraria Saraiva(34649393) Shopping Center Recife no Espaço Manuel Bandeira- Térreo onde ocorrerá do lançamento de 02 livros de autoria do Contador Luiz Gustavo Cordeiro da Silva, Ex Presidente do CRC-PE que são:

a)Certificação Digital: conceitos e aplicações

Este livro aborda conceitos e aplicações de assinatura digital, bem como o funcionamento da auditoria em estrutura de certificação digital no Brasil e na Austrália.

b)XBRL- Extensible Business Reporting Language : conceitos e aplicações

Este livro aborda o funcionamento da linguagem na qual as demonstrações contábeis deverão ser elaboradas para serem exibidas na internet.

Os livros possuem como có-autores.

Ivanildo Aquino e Eduardo Mazza e Marcelo Lima, Mestres em Ciência da Computação
Paulo Caetano da Silva - Auditor do Banco Central
Herbert Homolka - Auditor da Caixa Econômica Federal