Dia do Contador foi comemorado pelo CRCPE com palestras e homenagens
23/09/2016

“Contador, não temos como calcular a sua importância, mas sabemos o quão imenso é o seu valor”. Com essas palavras o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), contador José Campos, deu início na noite da última quinta-feira, 22 de setembro, ao seu discurso de abertura do evento intitulado “Contador: uma visão inovadora para o desenvolvimento”, especialmente em homenagem ao Dia do Contador.

Dentre os presentes estavam contadores, estudantes do curso de Ciências Contábeis de várias Instituições de Ensino Superior (IES) de Pernambuco e representantes de entidades ligadas à classe contábil, que lotaram o auditório principal do Hotel Nobile Executive, em Recife (PE), para apreciarem a palestra “Momento Econômico Atual Vivenciado pelas Empresas”, ministrada pelo empresário pernambucano Eduardo de Queiroz Monteiro.

Clenilson Lima (pres. da APJEP), Eduardo de Queiroz Monteiro (pres. do grupo EQM), José Campos (pres. do CRCPE),
Francisco Galvão (vice-pres. Desenv. Profissional do CRCPE e pres. da APECICON) e Alba Rosa Ananias (dir. de Eventos da FENACON).

Presidente do grupo EQM, que representa as empresas Jornal Folha de Pernambuco e Rádio Folha, Eduardo Monteiro fez um panorama da comunicação no Brasil e no mundo, citando os assuntos que estão em destaque no momento, bem como as novas tecnologias, que influenciam diretamente no andamento do jornalismo impresso. Presidente das Usinas Cucaú-Laranjeiras e Leão, o empresário também falou sobre a crise econômica que o país atravessa e ratificou a importância do contador nesse momento tão atribulado. “Vocês são sem dúvida 70% da vida de uma empresa. Nesses tempos difíceis, não seríamos nada sem a orientação do contador”, declarou. Ao término da palestra, Eduardo Monteiro recebeu das mãos do presidente José Campos uma placa condecorativa do CRCPE e certificado de participação.

José Campos (presidente do CRCPE) recebendo do empresário Eduardo Monteiro,
o livro "Armando Monteiro Filho – Flashes da vida e do tempo”.

Da plateia, o empresário Armando Monteiro Filho, pai de Eduardo, assistiu o seu sucessor dar uma verdadeira aula de comunicação. O ex-secretário de Pernambuco e usineiro agradeceu ao CRCPE pelas homenagens ao filho e à família - que também estava presente -, protagonizando, ainda, momento de grande emoção ao lembrar da sua trajetória política, retratada na obra “Armando Monteiro Filho – Flashes da vida e do tempo”, que os participantes receberam de presente do palestrante da noite.

Empresário Armando Monteiro Filho e grande público presente no evento comemorativo.

Estudantes são agraciados

Outra importante homenagem realizada pelo Conselho foi a entrega da Medalha de Mérito São Mateus, que objetiva agraciar o aluno que possui excelência no curso de Ciências Contábeis. Na ocasião foram contemplados 13 estudantes de IES, entre eles, Cristof Allan. “Vejo que o esforço vale a pena, pois mesmo estando longe de casa por conta de trabalho e estudo, sinto que estou sendo valorizado pela entidade que representa a minha profissão”, declarou o universitário laureado.

Para encerrar as festividades alusivas ao “Dia do Contador”, o CRCPE convidou os alunos e profissionais para registrarem o momento com uma foto oficial, seguido de um coquetel de confraternização.

Estudantes de Ciências Contábeis agraciados com a Medalha de Mérito São Mateus.

Mais comemorações

A data foi comemorada com palestras em várias cidades do estado, entre elas:

• “Substituição Tributária” em Paulista (20/09);
  • “Simples Nacional” em Pesqueira (21/09);
  • “Responsabilidade de contadores em crimes de lavagem de dinheiro” em Recife (21/09);
  • e “Uma questão de princípios: o uso da contabilidade nas organizações” em Garanhuns (22/09).

Nesta sexta-feira, 23, também aconteceram as palestras:

• "Retenções de ISS e Forma de Tributação” e “e.SOCIAL”em Recife;
  • “CRCPE e o Desenvolvimento Profissional” em Igarassu;
  • “Marco Regulatório do Terceiro Setor: perspectivas e o papel dos contadores” em Paulista.