Institucional / O Conselho
O Conselho

O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) é uma Autarquia Pública Federal Especial que compõe o sistema nacional de registro e fiscalização da profissão contábil, instituído pelo Decreto-lei nº. 9.295/46, com alterações da Lei nº 12.249/10. Todas as ações do sistema, bem como sua estrutura organizacional, são deliberadas e autorizadas por leis e resoluções aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A missão do CRCPE é regulamentar e fiscalizar a profissão contábil em Pernambuco. Tem como objetivo proteger a sociedade e zelar pela categoria contábil.

A representatividade do CRCPE foi conquistada através dos anos. Desde a sua fundação, manteve sua postura ética e comprometida com a evolução da categoria. O resultado foi a consolidação de uma trajetória de conquistas e realizações.

Hoje, o CRCPE conta com mais de 15.600 profissionais ativos e mais de 1.300 organizações contábeis registradas.

Confira abaixo a evolução do CRCPE.



Década de 40

Fundado em 27 de maio de 1946, o Decreto-lei nº. 9.295/46 apresentou em seu Artigo 1º a seguinte redação: "Ficam criados o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade, de acordo com o que preceitua o presente Decreto-lei". O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) definiu as atribuições dos profissionais de Contabilidade. No dia 8 de fevereiro de 1946, o Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco passa a funcionar na Rua da Aurora, na mesma sede do Sindicato dos Contabilistas. Em 03 de março do mesmo ano tomaram posse o primeiro Presidente, Contador João Cícero Valença, e os Contadores José Vicente Rodrigues Lima, Rômulo de Azevedo Oliveira, Orlando Pereira de Lima, José Francisco Alves de Souza e Antonio Falcão de Albuquerque Maranhão, ao lado dos Guarda-livros Miguel da Costa Monteiro, Albino Ferreira da Silva e João Luis de Uzêda Luna.



Década de 50

Após 7 anos de fundação, o CRCPE chega a marca de 1.000 profissionais registrados com o Técnico em Contabilidade Moacir José Domingues em 1953.



Década de 60

Em 1968, o CRCPE adquire imóvel próprio para ser a sua sede. O local escolhido foi o Edifício Tabira, na Avenida Conde da Boa Vista. A mudança deu maior autonomia para o Conselho. Ainda nesta década, é aprovada a iniciativa de se homenagear Luiz Pessoa da Silva, primeiro brasileiro a receber o registro de Contabilista no país.



Década de 70

O CRCPE começa seu trabalho de interiorização. No dia 15 de fevereiro de 1974, acontece pela primeira vez uma reunião plenária fora do Recife. No mesmo ano, é instalada a Delegacia de Garanhuns. Nos anos seguintes, são inauguradas as Delegacias de Petrolina (1976), Caruaru (1976) e Limoeiro (1977). Nesse período, o Conselho também se aproxima da classe estudantil, acarretando no maior intercâmbio com as instituições de ensino.



Década de 80

Nesta década, o CRCPE adota como nova frente de atividades a valorização profissional. Eventos como o I Encontro dos Contabilistas de Garanhuns, em 1985, a I Convenção dos Contabilistas, em 1989, e, principalmente, cursos e seminários, ganham força na capital e no interior. A "Galeria dos Ex-presidentes" é lançada em 1986, para relembrar a história da entidade por meio dos retratos de seus presidentes. Em 1988, foi adquirido novo imóvel na Rua do Sossego para sediar o Conselho. Local onde se encontra até os dias atuais. Ainda nessa década é lançado o jornal CRC Notícias. Novas Delegacias regionais são instaladas em Palmares, Timbaúba, Arcoverde, Salgueiro, Vitória de Santo Antão, Serra Talhada, Cabo de Santo Agostinho, Escada, Pesqueira, Petrolândia e Paulista. O cadastro de profissionais em Pernambuco chega a marca de 10.000 profissionais registrados em 1984.



Década de 90

Criação do Departamento de Desenvolvimento Profissional do CRCPE, em 1993. Nesse mesmo ano, o CRCPE sedia o I Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon). Nesta década, o fortalecimento da educação continuada nas cidades do interior do estado é bem marcante. Um ponto de destaque foi a III Convenção dos Contabilistas, realizada em Petrolina, pela primeira vez fora da capital. Delegacias regionais são criadas em Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Goiana, Ouricuri e Carpina. Em 1996, é entregue pela primeira vez a Medalha de Mérito Contábil Luiz Pessoa da Silva.



Anos 2000

CRCPE entra na era digital e lança na internet o seu site institucional em 2001. Ao longo dos anos, o CRCPE registrou diversos profissionais e em 2005 chegou ao registro nº 20.000. No mesmo ano, o Conselho lança o prêmio O Caduceu para valorizar o profissional contábil. O CRCPE é reestruturado com uma nova organização: Sede (Recife), Subdedes Regionais (Caruaru e Petrolina), Delegacias (Araripina, Arcoverde, Garanhuns, Limoeiro, Palmares, Salgueiro e Serra Talhada) e Representações (Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Escada, Goiana, Ouricuri, Paulista, Petrolândia, Pesqueira, Sertania, Timbaúba e Vitória de Santo Antão). Na mesma década, a coluna Espaço Contábil Tributário é veiculada no Jornal do Commercio. Em 2006, o CRCPE completou 60 anos, recebendo homenagens de empresas, instituições e entidades pernambucanas.



Anos 2010

Qualidade de vida tem valor. Com esse lema foi criada a Caminhada Contabilista em 2014; evento que comemora o Dia do Contabilista e vem sendo realizado a cada ano com centenas de estudantes e profissionais percorrendo as ruas do centro do Recife. Em 2015, Pernambuco volta a sediar o Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), evento já consolidado no meio contábil e que aqui chegou em sua 12ª edição. Algumas Representações voltam a categoria de Delegacia: Cabo de Santo Agostinho, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe em 2015. Goiana em 2016. Objetivo é aproximar ainda mais o Conselho dos profissionais residentes no interior do estado. Projeto de construção de uma nova sede é desenvolvido. Novo espaço terá ambientes mais amplos e confortáveis, ficando a altura do profissional contábil pernambucano.




Mandato de 01/01/2022 até 31/12/2025
    Efetivo   Suplente
1 CT Érico Xavier CT João Eudes
2 CT Umbelina Lagioia CT Paulo Ferreira
3 CT Fábio Lima CT Renata Gusmão
4 CT Fábio Lisandro CT Romarcia Ferreira
5 CT Simone Martins CT Marcelo Lins
6 CT Alciene Oliveira    
7 CT Marcio Henrique Barbosa CT Verônica Schulle (mandato complementar 2024-2025)
8 CT Fábio Firmino CT Agnaldo Batista
9 CT Jorge Luiz de Souza CT Walter Wilson de Souza
10 CT Sabrina Lacerda CT Carlos Alberto Sales (mandato complementar 2024-2025)
11 TC Lourdes Gama CT Fabiola Gamboa
12 TC Paulo Nascimento TC Lucileide Gomes

 

Mandato de 01/01/2024 até 31/12/2027
    Efetivo   Suplente
1 CT Claudio Lippi CT Tatiane Lacerda
2 CT Eduardo Amorim CT Francisco Galvão
3 TC Joana Dark Nascimento CT Geraldo Braga
4 CT Josemi Vieira CT Marco Granha
5 CT Roberto Nascimento CT Iokheara Petroni
6 CT Deborah Barros CT Marcos Arnaldo Siqueira

A composição do CRCPE obedece à proporção de 2/3 de Contadores e 1/3 de Técnicos em Contabilidade, que são escolhidos através de um sistema eletivo direto, secreto, pessoal e obrigatório. Uma vez eleitos, os conselheiros são designados para atuar em uma nas Câmaras que compõem o organograma do CRCPE.

De acordo com o artigo 9º do seu regimento interno, o CRCPE é organizado da seguinte forma:

I – Órgão Deliberativo Superior: a) Plenário.

II – Órgãos Deliberativos Específicos:
a) Câmara de Controle Interno; b) Câmara de Fiscalização; c) Câmara de Registro; d) Câmara de Desenvolvimento Profissional; e) Câmara de Ética e Disciplina; f) Câmara Técnica.

III – Órgão Deliberativo de Administração: a) Conselho Diretor.

IV – Órgãos Executivos:
a) Presidência; b) Vice-presidência de Administração e Finanças; c) Vice-presidência de Controle Interno; d) Vice-presidência de Fiscalização;
e) Vice-presidência de Registro; f) Vice-presidência de Desenvolvimento Profissional; g) Vice-presidência Técnica.

Veja abaixo a estrutura organizacional do Conselho e seu quadro de profissionais eleitos.



Conselho Diretor (2024/2025)
Presidente CT Roberto Nascimento
Vice-Presidente de Administração e Finanças
CT Claudio Lippi
Vice-Presidente de Controle Interno
CT Josemi Vieira
Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina
CT Fábio Lima
Vice-Presidente de Registro
TC Lourdes Gama
Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional
CT Eduardo Amorim
Vice-Presidente da Câmara Técnica
CT Deborah Barros

 

Câmara de Controle Interno
Finalidade Membros efetivos Membros suplentes
Fiscaliza a gestão financeira do CRCPE, analisando despesas e receitas. Todas as contas estão sujeitas à auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Tribunal de Contas da União (TCU). CT Josemi Vieira CT Carlos Alberto Sales
CT Simone Araújo CT Tatiane Lacerda
TC Joana Dark Nascimento de Lima CT Marcelo Lins e Silva

 

Câmara de Registro
Finalidade Membros efetivos Membros suplentes
Responsável por emitir parecer sobre os pedidos de registros profissional e cadastral, bem como pedidos de baixa, cancelamento ou anulação de registro. Submete ao Plenário parecer sobre as consultas formuladas em matérias de sua competência. TC Lourdes Gama TC Lucileide Gomes
CT Alciene Oliveira CT Fabiola Gamboa
CT Fábio Lisandro CT Francisco Galvão

 

Câmara de Desenvolvimento Profissional
Finalidade Membros efetivos Membros suplentes
Coordena todo o trabalho voltado à capacitação e atualização dos profissionais pernambucanos.. CT Eduardo Amorim CT Renata Gusmão
CT Umbelina Lagioia CT Iokheara Petroni
CT Sabrina Lacerda CT Marco Granha

 

Câmara de Fiscalização
Finalidade Membros efetivos Membros suplentes
Julga os processos que envolvem infrações cometidas por leigos e empresas. CT Fábio Lima CT Geraldo Braga
CT Márcio Henrique Barbosa CT Verônica Schulle
CT Fábio Firmino CT Walter Wilson de Souza
CT Érico Xavier CT Agnaldo Batista
TC Paulo Nascimento CT Paulo Ferreira

 

Câmara de Ética e Disciplina
Finalidade Membros efetivos Membros suplentes
Julga os processos que envolvem infrações cometidas por Contabilistas. CT Fábio Lima CT Geraldo Braga
CT Márcio Henrique Barbosa CT Verônica Schulle
CT Fábio Firmino CT Walter Wilson de Souza
CT Érico Xavier CT Agnaldo Batista
TC Paulo Nascimento CT Paulo Ferreira


Câmara Técnica
Finalidade Membros efetivos Membros suplentes
Tratar de assuntos de natureza técnica na instrução de processos e procedimentos no que se referir as normas e atividades do exercício profissional. CT Deborah Barros CT Marcos Arnaldo Siqueira
CT Umbelina Lagioia CT João Eudes
CT Jorge Luiz de Souza CT Romarcia Ferreira

Ocupantes do posto máximo do CRCPE, cada um dos 18 ex-presidentes não mediu esforços para implementar melhorias na entidade com a fiel preocupação de deixá-la forte, atuante e reconhecido como um órgão sério e eficiente no cumprimento de seu dever. Todas as gestões deixaram marcas que não podem ser apagadas. Veja abaixo um resumo das ações de cada liderança.



João Cícero Valença (1947-1948, 1949-1951, 1952, 1953-1954)

Homem de visão empreendedora, João Cícero Valença passou 8 anos à frente da presidência do Conselho e, durante esse período, criou as bases de atuação do CRCPE. Membro fundador do Conselho, foi eleito o primeiro presidente da entidade.



Júlio de Barros Silva (1955-1956, 1957, 1959-1960, 1962-1963, 1965-1966, 1968, 1970-1971)

Os primeiros passos para a consolidação do CRCPE foram dados durante a gestão de Júlio de Barros Silva. Batalhou pela aquisição da primeira sede própria do Conselho, fundamental para a independência da instituição. Nesse período, em reunião de pleno, foi aprovada a ideia para homenagear Luiz Pessoa da Silva.



Eliseu Batista Pinho (1969)

Mesmo tendo ficado apenas por um ano na presidência do CRCPE, Eliseu Batista Pinho auxiliou na organização do Conselho, criando condições para deixá-lo mais independente e modernizado. Trabalhou pela consolidação de novas políticas para acompanhar o desenvolvimento da área que crescia alicerçado pelas demandas do mercado e abertura de novos cursos universitários.



Murilo Cavalcanti Canavarro (1972/1973, 1974/1975)

Investe na expansão de fronteiras além da capital e realiza a primeira reunião plenária fora do Recife, em Garanhuns, que foi escolhida para ter a 1ª Delegacia Regional de Contabilidade de Pernambuco. Na administração de Murilo Cavalcanti Canavarro, começa a ficar evidente a preocupação em promover intercâmbios com outras entidades, empresas, órgãos de classe, coordenadores de escolas de Ciências Contábeis, entre outros, com o objetivo de estreitar os laços com o CRCPE e difundir o papel da entidade.



José Araújo Filho (1976/1977, 1978/1979, 1982/1983)

O esforço para interiorização continua com a implantação de novas delegacias regionais. Neste período começariam as preocupações para reforma e ampliação da sede do CRCPE, incluindo até a construção de um auditório. As relações com os estudantes passam a ser vistas como fundamentais, o que acarretou na proposta de convênio entre o Conselho e a Universidade Federal de Pernambuco. José Araújo apresentou a iniciativa da "Carta ABC de Contabilidade" levada ao I Encontro dos Contabilistas de Pernambuco. O Conselho acompanha a evolução tecnológica e busca trazê-la para o estado.



Ruy do Rego Pires (1980/1981)

A aproximação com os estudantes continua. Desta vez, com a avaliação dos estágios oferecidos na área. O boletim informativo, lançado para deixar os Contabilistas a par do que acontecia na entidade e das novidades da legislação, é transformado em coluna de jornal, publicada no primeiro e terceiro sábado de cada mês, no Diário de Pernambuco e, posteriormente, no Jornal do Commercio. A interiorização volta a ser discutida. A Delegacia de Garanhuns foi reaberta em 27 de outubro de 1981. Também nesse período já estava sendo estudada a criação de outras unidades.



Clóvis Barreto de Oliveira (1984)

No pouco tempo em que esteve na presidência do Conselho, Clóvis Barreto de Oliveira, teve como meta principal levar a entidade para novas regiões do estado. O sistema em funcionamento já não conseguia atuar em todos os espaços de Pernambuco, por isso o número de delegacias regionais passa de quatro para nove. Ainda neste ano, o CRCPE atinge a marca 10.000 registros profissionais.



Jair Brelaz de Castro (1985/1986, 1987)

Sua gestão foi marcada pela inquietação de posicionar o CRCPE como uma entidade voltada aos reais interesses dos Contabilistas e da sociedade em geral. Dessa forma, no período em que esteve a frente do Conselho, foram oferecidos cursos e planejados encontros para os Contabilistas. Jair aprova a execução do I Encontro dos Contabilistas de Garanhuns, no mesmo ano em que a Delegacia de Serra Talhada é criada. O Cadastro de Atividades Profissionais (CAP) foi aprovado. Em 1985, um balanço do CFC apontou que o CRCPE ocupava o 7º lugar em número de registros no Brasil. Em 1986, o Conselho começa a proferir palestra no primeiro dia de aula dos cursos de Ciências Contábeis da UFPE e Unicap. Cria a "Galeria dos Ex-presidentes", financia o primeiro computador da entidade e começa a publicar nos informativos um balanço das atividades executadas.



Jomar da Silva Marques (1988/1989, 1990/1991)

A frente do CRCPE durante duas gestões consecutivas, a primeira realização de Jomar foi equilibrar as contas do órgão. Estendeu a política de interiorização do Conselho com a criação de cinco novas delegacias regionais. Estimulou o aprimoramento técnico-profissional, oferecendo cursos, seminários e palestras, além do lançamento do livro "Legislação Profissional". Reuniu os Contabilistas do estado na I Convenção dos Contabilistas, em 1989, e a II Convenção dos Contabilistas, em 1991. Desenvolveu o projeto arquitetônico com aprovação da licitação da obra para o edifício-sede na Rua do Sossego.



Pedro de Alcântara Pessoa Lira Lins (1992/1993)

A filosofia que regeu o trabalho de Pedro Lins à frente do CRCPE pode ser exemplificada com a seguinte frase de sua autoria: "Não podemos viver dentro de um copo d'água quando sabemos que existe o mar". Para isso, houve a preocupação de voltar-se para o aperfeiçoamento contínuo daqueles que estavam registrados no CRCPE com a criação do Programa de Educação Continuada. Pedro contribuiu com os Contabilistas na elaboração da proposta de Projeto de Lei Complementar para as Finanças Públicas do estado. Lançou campanhas e eventos visando a valorização da classe. Outra iniciativa de sucesso foi o I Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), que reuniu mais de dois mil participantes. Destacasse ainda no mandato a construção e inauguração da atual sede do CRCPE.



Luiz Gustavo Cordeiro da Silva (1994/1995)

No período em que Luiz Gustavo esteve no comando da presidência do CRCPE houve uma política intensiva para aumentar a fiscalização do exercício profissional e ético do Contabilista. As ações de educação continuada foram estimuladas. O Conselho foi informatizado, passando a ser referência para os CRC's de todo o Brasil. As carteiras de registro dos Contabilistas foram entregues, pela primeira vez, na hora do requerimento. A atuação de Luiz Gustavo ainda esteve centrada na valorização da imagem dos Contabilistas junto à população.



Rosivaldo Justino da Silva (1996/1997, 1998/1999)

Por ter sido vice-presidente da gestão anterior, Rosivaldo Justino da Silva deu continuidade ao trabalho. A fiscalização foi melhorada e novas delegacias regionais foram fundadas nas cidades de Belo Jardim, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Carpina e Goiana, além da reabertura da unidade de Paulista. Foi realizada a III Convenção dos Contabilistas de Pernambuco que aconteceu em Petrolina, pela primeira vez fora da capital. Eventos para reciclagem dos Contabilistas, em apenas um dia, aconteceram em diversas cidades. Devido ao sucesso do projeto de educação continuada implantado no Conselho, o CFC também adotou a iniciativa. Diversos convênios foram firmados e a valorização do Contabilista ocorreu com as comemorações pelo Dia do Contabilista. Os 50 anos do CRCPE foram comemorados com a criação do Prêmio João Luiz Santos, para trabalhos técnicos. Na mesma época, também foi instituída a "Medalha de Mérito Contábil Luiz Pessoa da Silva".



Genival Ferreira da Silva (2000/2001, 2002/2003)

A marca dos mandatos de Genival Ferreira da Silva foi a promoção da união entre as entidades da categoria. Tal política refletiu na convergência de interesses. Outro ponto assumido com esmero foi o equilíbrio financeiro do CRCPE. A formação dos profissionais continuou sendo uma meta posta em prática com a manutenção da reciclagem, através de parcerias com universidades, que resultou na graduação de 600 técnicos, e incentivos para o ingresso na pós-graduação. Além disso, foram realizadas duas convenções regionais. O esforço para interiorização pôde ser percebido ainda com o início da construção de um edifício para a Delegacia de Caruaru. Com a intenção de construir uma nova sede, em sua gestão foi feita a compra de um terreno, mas com o passar do tempo, terminou o espaço não sendo suficiente para atender as demandas do Conselho, sendo reutilizado para outros fins.



Nelson Mitimasa Jizenji (2004/2005, 2006/2007)

Nelson Mitimasa havia sido vice-presidente do CRCPE na gestão de Genival Ferreira da Silva. Seu trabalho à frente do Conselho começou com a conclusão do trabalho direcionado para o equilíbrio financeiro da entidade. Entre outras realizações, combateu as desigualdades entre os profissionais da capital e do interior. Intensificou a Educação Continuada através de intercâmbios entre as Instituições de Ensino e o Conselho, além de promover parcerias com universidades e empresas. Além disso, aperfeiçoou a fiscalização e reestruturou o Conselho em Sede, Subsedes, Delegacias e Representações. Para valorização dos profissionais, entidades de classe e instituições de ensino, Nelson criou ainda o prêmio "O Caduceu". Dando continuidade à ideia da construção de uma nova sede para o CRCPE, novos terrenos foram pesquisados para melhor atender a classe contábil pernambucana. Também em sua gestão, foi realizado concurso público para admissão de novos funcionários e implantado um plano de cargos e salários.



Osni Garcia de Lima (2008/2009)

Dando continuidade à estabilidade financeira do mandato anterior, Osni Garcia conduziu o Conselho com maestria e empenho. Grandes eventos da contabilidade pernambucana foram promovidos, como a VIII CCP e O Caduceu 2009. Elaboração de campanhas em prol dos Contabilistas e da sociedade em geral, tais como a da Decore, redobrando a fiscalização e as recomendações relativas à emissão da declaração. Além da ampliação do leque de cursos, palestras, seminários, convenções e encontros voltados ao aprimoramento profissional dos Contabilistas da capital e do interior. Em sua gestão, também foram adquiridos novos carros para melhor auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho.



Almir Dias de Souza (2010/2011)

O CRCPE, sob o comando de Almir Dias de Souza alcançou grandes êxitos. O equilíbrio financeiro com a redução de despesas e aumento da receita, aliados a uma maior transparência na prestação de contas, foi um dos grandes pontos do mandato. No quesito comunicação, foram publicadas a Cartilha Responsabilidade do Contador e o primeiro Balanço Social da história do CRCPE. E para dar mais conforto e suporte aos Contabilistas oriundos especialmente do interior, o Conselho inaugurou em 2010 a Sala do Contabilista com computadores e acesso à internet. Foram realizadas ações para aproximar o Conselho das universidades para orientar novos profissionais e também aumentou a oferta de cursos à distância em parceria com a UFPE. Foram firmados diversos convênios visando benefícios para o profissional registrado como com a JUCEPE e a Honda. Entre outras conquistas, a gestão do presidente Almir comprou à vista o terreno para a construção da nova sede, além de efetuar reforma na atual Sede do CRC e nas Delegacias e Subsedes instaladas no interior do estado.



José Eraldo Lucio de Oliveira (2012/2013)

Durante seu biênio, o Contador José Eraldo foi incansável na defesa da classe contábil. Ele aproximou o Conselho dos principais Órgãos do estado e incluiu o CRCPE na lista de entidades influentes em Pernambuco. Também foi de José Eraldo a iniciativa de criar uma comunicação mais direta com os profissionais da contabilidade e a sociedade pernambucana, através de mídia impressa e online. Com o objetivo de facilitar o acesso dos Contabilistas ao CRCPE no interior do estado, autorizou o projeto de criação de 11 novas Delegacias (Afogados da Ingazeira; Petrolândia; Pesqueira; Santa Cruz do Capibaribe; Gravatá; Escada; Vitória de Santo Antão; Carpina; Timbaúba; Cabo de Santo Agostinho e Goiana). Seu valioso empenho teve reconhecimento internacional, o que lhe rendeu honroso convite para fazer parte da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).



Geraldo de Paula Batista Filho (2014/2015)

Um gestor atento às mudanças dentro do universo contábil, que durante a sua gestão buscou a valorização da profissão e dos profissionais da contabilidade. Dando continuidade ao projeto de expansão do CRCPE iniciado na gestão passada, inaugurou três Delegacias no interior do estado (Cabo de Santo Agostinho, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe), e reestruturou as já existentes, com novo mobiliário e placas de identificação, mantendo a aproximação do Conselho com os profissionais residentes no interior do estado. Realizou importantes parcerias com entidades ligadas à classe contábil, destacando-se a Junta Comercial de Pernambuco, onde lá inaugurou o Espaço do Contador. Geraldo Batista comandou ainda eventos de nível nacional, como o 12º Enecon e o Bate Bola Contábil. Impulsionou projetos voltados para o aprimoramento das técnicas contábeis através da Educação Profissional Continuada e do Rota Contábil. Implantou no CRPCE, o projeto Conta Verde, visando a sustentabilidade e o uso consciente de recursos, através de coleta seletiva e treinamentos ao corpo funcional. A aproximação entre o CRCPE e a sociedade pernambucana foi um divisor de águas na sua essencial passagem pelo Conselho. O ex-presidente também passou a integrar o quadro de Conselheiros do CFC após o término do seu mandato no CRCPE, assumindo o cargo de Coordenador Adjunto da Câmara de Desenvolvimento Profissional.

 

José Gonçalves Campos Filho (2016/2017 - 2018/2019)

À frente da instituição pelo período de dois mandatos, José Campos sempre esteve atento às mudanças na área contábil. Em Administração e Finanças, fez a reestruturação de alguns setores do CRCPE, implementando ações de cobrança administrativa e judicial, aumentando a arrecadação e diminuindo a inadimplência. Na área de Registro, incentivou o registro de novos profissionais já aprovados no exame de suficiência.
Em Educação Continuada, dobrou a quantidade de treinamentos oferecidos aos profissionais, firmou um importante convênio com o CRCSP com o objetivo de oferecer treinamentos em EAD aos profissionais da contabilidade.
Dobrou a meta de fiscalização estabelecida pelo CFC, com um trabalho mais eficiente e educativo.
Conquistou uma Cadeira permanente no Fórum Estadual das Microempresas e também uma Cadeira no CAF – Conselho de Contribuintes da Prefeitura do Recife para o CRCPE.
Conquistou junto ao Tribunal de Contas do Estado, uma Resolução que garante vagas de contador nas Prefeituras pernambucanas.
Realizou o Museu Itinerante da Contabilidade em 2016, um sucesso de público, com mais de 7.500 visitações, um recorde nacional para o evento.
Realizou em 2017 a "X Convenção de Contabilidade de Pernambuco", o maior e mais importante evento da contabilidade Pernambucana.
Aumentou significativamente as ações de Responsabilidade Social através do Programa de Voluntariado da Classe Contábil.
Ampliou o Convênio com o SEBRAE, atendendo gratuitamente futuros empreendedores e contribuindo significativamente para o sucesso e o fortalecimento das Microempresas.
Constituiu o 1º Observatório Social do Recife.
Fomentou diversos projetos de Incentivos Fiscais, como o Fundo da Criança e do Adolescente. Apoiou ações da Fundação Terra, do Grupo ARIA Social, da Orquestra Criança Cidadã e outros. Além de apoiar o Fundo da Cultura e Desportos, onde promoveu junto com a Federação Pernambucana de Futebol um encontro para divulgar o incentivo entre os clubes de futebol.
Entre outras ações, implementou na área de governança e compliance, a Carta de Serviços ao Usuário, o Relato integrado, a Gestão de Riscos, Fiscal de Contratos, Pregão Eletrônico entre outras.
Reestruturou as delegacias, onde foi necessário reduzir o número, se adequando a Resolução 1577/18 do CFC.
Intensificou a aproximação com o profissional do interior, através do Projeto Rota Contábil criado desde 2012.
Firmou diversos convênios, entre eles: com o TRE, para o Treinamento e análise das Prestações de Contas Eleitorais; com o Ministério Trabalho, para aplicação de cursos e treinamentos; com a Receita Federal, para aplicação de cursos e treinamentos.
Ainda em seu mandato, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, homenagem à Classe Contábil Pernambucana, reconhecendo a importância do Profissional de Contabilidade para o Desenvolvimento Econômico e social do estado.
Realizou em parceria com o CFC o "XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista", evento nacional realizado em 2019.
Impulsionou o projeto de construção da nova sede do CRCPE, contratando os Projetos complementares, publicou o edital de construção, lançando a pedra fundamental da obra em julho de 2019.
Ao término de seu mandato passou a integrar o quadro de Conselheiros do CFC.



Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs para o período 2018/2027

Missão
Inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público.

Visão
Ser reconhecido como uma entidade profissional partícipe no desenvolvimento sustentável do país e que contribui para o pleno exercício da profissão contábil no interesse público.

Valores

  • Ética;
  • Excelência;
  • Confiabilidade; e
  • Transparência.



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS